Efeitos do exercício intradialítico sobre a qualidade do sono e a modulação autonômica cardíaca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70565

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Diálise Renal, Exercício, Qualidade do Sono, Sistema Nervoso Autônomo

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos de um programa de exercício resistido intradialítico sobre a qualidade do sono e a modulação autonômica cardíaca de pacientes em hemodiálise. Método: ensaio clínico não randomizado, realizado entre fevereiro de 2019 e outubro de 2020, com 52 indivíduos renais crônicos dialíticos, alocados em grupo intervenção (GI; n=32) e grupo controle (GC; n=20). O GI realizou 12 semanas de treinamento físico intradialítico, três vezes por semana. Foram mensurados índices de qualidade do sono e modulação autonômica cardíaca. Resultados: houve incremento nos índices desvio padrão dos intervalos batimento a batimento (SDNN) (ms) (p=0,0004), raiz quadrada da média do quadrado dos intervalos batimento a batimento adjacentes (RMSSD) (ms) (p<0,0001), desvio padrão 1 (SD1) (ms) (p=0,03) e razão desvio padrão 1/desvio padrão 2 (SD1/SD2) (p=0,0003). Não houve melhora da qualidade do sono. Conclusão: O exercício resistido intradialítico, é capaz de melhorar a modulação autonômica cardíaca em pacientes com doença renal crônica.

Biografia do Autor

Emanuelle Cristinne Marques de Sousa Sá, Universidade Federal do Maranhão

Fisioterapeuta do departamento de terapia intensiva pediátrica do Hospital Universitário e Aluna do curso de mestrado da Aluna do curso de mestrado.

Érika Cristina Ribeiro de Lima Carneiro, Universidade Federal do Maranhão

Médica Nefrologista do Centro de Prevenção de Doenças Renais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA)

Carlos José Moraes Dias, Universidade Federal do Maranhão

Educador Físico. Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA)

Luana Monteiro Anaisse Azoubel, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão

Educadora Física do Departamento de Nefrologia da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA)

Natalino Salgado Filho, Universidade Federal do Maranhão

Médico. Doutor. Reitor da Universidade Federal do Maranhão.

José Hermógenes Rocco Suassuna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Médico. Doutor. Professor Titular. e professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

08.08.2023

Como Citar

Sá, E. C. M. de S., Carneiro, Érika C. R. de L., Dias, C. J. M., Azoubel, L. M. A., Salgado Filho, N., & Suassuna, J. H. R. (2023). Efeitos do exercício intradialítico sobre a qualidade do sono e a modulação autonômica cardíaca. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e70565. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70565

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa