Envelhecimento cutâneo: interlocuções entre o cuidado de enfermagem e a corporeidade em Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.69466Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde do Idoso, Envelhecimento, Envelhecimento da Pele, Filosofia em EnfermagemResumo
Objetivo: refletir acerca das possíveis interlocuções entre o cuidado de enfermagem e a corporeidade no tocante ao envelhecimento cutâneo à luz de Merleau-Ponty. Conteúdo: estudo teórico-reflexivo fundamentado na fenomenologia de Merleau-Ponty, com ênfase na obra Fenomenologia da Percepção e ao cuidado de enfermagem acerca de pessoas idosas que vivenciam o envelhecimento cutâneo. Organiza-se o exposto pelas categorias “O fenômeno da corporeidade na pessoa idosa à luz de Merleau-Ponty” e “Interlocuções entre Merleau-Ponty e o cuidado de enfermagem sobre o processo de envelhecimento cutâneo”. Considerações finais: ao conceber as interlocuções, compreende-se que a objetivação do corpo vislumbra a intencionalidade de retorno ao corpo físico jovial e ao considerar o autoconhecimento, valorização do seu corpo e a vivência da corporeidade é possível uma melhor compreensão de si e do outro por meio da intersubjetividade que contribui com o desvelar de modificações no próprio ser.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ronny Anderson de Oliveira Cruz, Francisca das Chagas Alves de Almeida, Rosângela Alves Almeida Bastos, Marta Miriam Lopes Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).