Contexto de mulheres usuárias de drogas e o vínculo com o serviço de atenção primária [Women drug users’ contexts and links with primary care services] [Contexto de las mujeres usuarias de drogas y el vínculo con el servicio de atención primaria]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.68966Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Acolhimento, Mulheres.Resumo
Objetivo: discutir a percepção e ações de profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família sobre o consumo de drogas por mulheres considerando os aspectos relacionados ao contexto, acesso, acolhimento e vínculo com as mulheres que fazem uso de drogas. Método: estudo qualitativo, realizado com profissionais da Estratégias de Saúde da Família de um munícipio do Rio Grande do Sul em 2018, por meio da realização de entrevista semiestruturada, com dados submetidos à análise de conteúdo, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: as mulheres se encontram em ambientes com uso de drogas, violência e falta de emprego. Os profissionais tentam, de alguma forma, o vínculo das mesmas com o serviço, porém encontram dificuldades em abordar o uso de drogas. Realizam o cuidado na perspectiva do ciclo reprodutivo e gravídico-puerperal, além de algumas atividades de promação da saúde. Conclusão: os profissionais criam vinculo com as mulheres realizando cuidados a sua saúde e encontram dificuldade em abordar a problemática do uso de drogas.
ABSTRACT
Objective: to discuss the perceptions and actions of Family Health Strategy personnel regarding drug use by women, considering aspects of context, access, acceptance, and bonds with women who use drugs. Method: this qualitative study of Family Health Strategy personnel in a municipality in Rio Grande do Sul was conducted in 2018 through semi-structured interviews, after approval by the research ethics committee. The data were submitted to content analysis. Results: the women’s environments involved drug use, violence and lack of employment. The health personnel tried to link them with the service in some way, but had difficulty addressing drug use. They provided care as regards the reproductive and pregnancy-puerperal cycle, in addition to some health promotion activities. Conclusion: the health personnel bonded with the women and provided health care, but found it difficult to address the problem of drug use.
RESUMEN
Objetivo: discutir la percepción y las acciones de los profesionales de salud de la Estrategia de Salud de la Familia sobre el uso de drogas por mujeres, considerando aspectos relacionados con el contexto, el acceso, la recepción y el vínculo con las mujeres que usan drogas. Método: Investigación cualitativa realizado junto a profesionales de las Estrategias de Salud de la Familia de un municipio de Rio Grande do Sul en 2018. Se aplicó una entrevista semiestructurada y se sometieron los datos a análisis de contenido, previa aprobación del Comité de Ética en Investigación. Resultados: las mujeres se encuentran en ambientes con consumo de drogas, violencia y falta de empleo. Los profesionales de alguna manera intentan vincularlas con el servicio, pero les resulta difícil abordar el tema del consumo de drogas. Brindan atención desde la perspectiva del ciclo reproductivo, del embarazo y puerperio, y algunas actividades de promoción de la salud. Conclusión: los profesionales crean un vínculo con las mujeres al realizarles cuidados de salud, pero tienen dificultades para abordar el problema del uso de drogas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).