Cuidado de Enfermagem e sexualidade em oncologia para o indivíduo penectomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68807

Palavras-chave:

Enfermagem, Filosofia, Neoplasias Penianas, Cuidados de Enfermagem, Sexualidade.

Resumo

Objetivo: proporcionar reflexões sobre o cuidado de enfermagem com abordagem à sexualidade para a saúde do homem penectomizado por câncer de pênis. Conteúdo: corresponde a estudo reflexivo construído a partir de leituras em produções científicas sobre o cuidado de Enfermagem e a sexualidade para o paciente oncológico penectomizado, à luz dos pensamentos e pressupostos ontológicos e teóricos de Martin Heidegger. Considerações finais: as novas condições impostas pelo adoecimento por câncer de pênis e o tratamento mutilador, a penectomia, exigem uma Enfermagem que aborde a sexualidade, considerando o indivíduo em sua totalidade e com ênfase no cuidado com perspectiva na profundidade e subjetividade existenciais humanas.

Biografia do Autor

Danielle de Jesus leite Cruz dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Enfermeira no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde no HUUFMA e da Liga Acadêmica em Assistência Perioperatória da UFMA.

Sueli Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Médica. Professora Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, do convênio Universidade Federal do Maranhão - UFMA/UERJ, dos Programas de Pós Graduação em Clinica Médica-FM/UFRJ e em Anatomia Patológica- FM/UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Reumatologia da Escola de Pós Graduação Médica Carlos Chagas,Rio de Janeiro, RJ. 

Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira do Ministério da Saúde, Professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário-UFMA, Editora chefe da Revista de Pesquisa em Saúde/ HUUFMA. Docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Mestrado Acadêmico (PPGENF-UFMA).

Publicado

12.06.2023

Como Citar

Santos, D. de J. leite C. dos, Carneiro, S., & Corrêa, R. da G. C. F. (2023). Cuidado de Enfermagem e sexualidade em oncologia para o indivíduo penectomizado. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e68807. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68807

Edição

Seção

Artigos de Reflexão Teórica