Estratificação do risco de tromboembolismo venoso em pacientes vítimas de traumas ortopédicos [Stratification of venous thromboembolism risk in orthopedic traumas patients] [Estratificación del riesgo de tromboembolismo venoso en pacientes con traumas ortopédicos]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.65768Palavras-chave:
Tromboembolismo Venoso, Medição de Risco, Fatores de Risco [Venous Thromboembolism, Risk Measurement, Risk Factor] [Tromboembolismo Venoso, Medición de Riesgo, Factores de riesgo]Resumo
Objetivo: identificar a estratificação de risco para tromboembolismo venoso em pacientes de traumas ortopédicos. Método: estudo de abordagem quantitativa, descritivo, do tipo transversal, com dados coletados de março a agosto de 2021 e risco de tromboembolismo venoso baseado na escala de Pádua e na escala de Caprini. Resultados: a amostra do estudo foi de 216 pacientes, composta pela maioria do sexo masculino, com a mediana de idade de 37 anos. Em relação a gravidade do paciente, 60,19% foram classificados como atendimento de urgência e o tipo de acidente mais frequente foi o motociclístico. A região mais acometida em decorrência do trauma foi a perna e a coxa, sendo descritos os principais determinantes para a elevação da escala. Conclusão: o tromboembolismo venoso é um evento passível de atenção e cuidados para a prevenção. Por isso, a avaliação para estratificação de risco deve ser realizada para todos os pacientes vítimas de traumas ortopédicos.
ABSTRACT
Objective: to identify stratification of venous thromboembolism risk in orthopedic trauma patients. Method: in this quantitative, descriptive, cross-sectional study, data were collected from March to August 2021 and risk of venous thromboembolism based on the Padua and Caprini scales. Results: the study sample of 216, mostly male, patients were of median age 37 years. The patients were classified, by severity, as 60.19% emergency care and motorcycle accidents were the most frequent type. Leg and thigh were the region most affected by trauma and the main determinants for raising the scale were described. Conclusion: venous thromboembolism is an event amenable to preventive attention and care. Risk stratification assessment should thus be performed for all orthopedic trauma patients.
RESUMEN
Objetivo: identificar la estratificación del riesgo de tromboembolismo venoso en pacientes de traumas ortopédicos. Método: estudio de enfoque cuantitativo, descriptivo, transversal, con datos recolectados de marzo a agosto de 2021 y riesgo de tromboembolismo venoso con base en la escala de Padua y la escala de Caprini. Resultados: la muestra del estudio estuvo constituida por 216 pacientes, en su mayoría del sexo masculino, con un promedio de edad de 37 años. En cuanto a la gravedad del paciente, el 60,19% se clasificó como atención de urgencia y el tipo de accidente más frecuente fue el de motocicleta. La región más afectada a consecuencia del traumatismo fue la pierna y el muslo, y se describieron los principales determinantes para la elevación de la escala. Conclusión: el tromboembolismo venoso es un evento que requiere atención y cuidados para su prevención. Por lo tanto, se debe realizar una evaluación de la estratificación del riesgo para todos los pacientes víctimas de traumas ortopédicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).