Promoção da saúde e portadores de diabetes mellitus de uma operadora de plano de saúde [Health promotion and diabetes mellitus patients with private health insurance] [Promoción de la salud y la diabetes mellitus en um operador de plan de salud]
Palavras-chave:
Planos de saúde, promoção da saúde, diabetes mellitus, educação em saúde [Health insurance, health promotion, health education][Planes de salud, promoción de la salud, educación en la salud]Resumo
Objetivou-se analisar as ações de promoção da saúde na educação em diabetes e a utilização dos procedimentos de saúde pelos associados. Trata-se de um estudo descritivo abordando a educação em grupo, mediante a teoria freireana, a observação sistematizada e a intervenção orientada/participativa, realizada em uma operadora de plano privado de saúde, em Belo Horizonte/MG, nos anos de 2010 e 2011. O estudo foi dividido em dois momentos: descrição e avaliação das ações de educação em grupo e o uso dos procedimentos de saúde. Percebeu-se que a estratégia em grupo foi efetiva para as orientações das praticas de autocuidado. Observou-se que a maioria é do sexo feminino, com idade acima de 65 anos e realizou exames de hemoglobina glicada e consultas oftalmológicas. As ações educativas descritas poderão servir como modelo para as demais prestadoras de serviço, além de proporcionar reflexão crítica sobre os programas de promoção em saúde em diabetes.
ABSTRACT
This study aimed to analyze health promotion actions in diabetes education, and insurance holders’ use of health procedures. This descriptive study addressed group education guided by Freirean theory, systematic observation and targeted/participatory intervention and was conducted at a private insurance health care facility in Belo Horizonte, Minas Gerias, in 2010 and 2011. The study was divided into two stages: description and evaluation of group education actions and use of health procedures. Group strategy was seen to be effective in guiding the practice of self-care. Most participants were female, 65 years old, and had glycated hemoglobin tests and ophthalmic examinations. The educational activities described could serve as a model for other service providers, in addition to providing critical thinking on health promotion programs in diabetes.
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo analizar las acciones de promoción de la salud en la educación de la diabetes y el uso de procedimientos de salud por los miembros. Se trata de un estudio descriptivo abordando la educación en grupo a través de la teoría de Freire, la observación sistemática y la intervención selectiva / participativa celebrada por plan privado de salud, en Belo Horizonte / MG-Brasil, en los años 2010 y 2011. El estudio se dividió en dos etapas: descripción y evaluación de las acciones de educación en grupo y el uso de procedimientos de salud. Se consideró que la estrategia en grupo fue efectiva para las orientaciones de las prácticas de autocuidado. Fue observado que la mayoría es del sexo femenino, arriba de 65 años, y realizaron pruebas de hemoglobina glucosilada y exámenes oftalmológicos. Las actividades educativas descritas podrán servir como un modelo para otros proveedores de servicios, además de proporcionar reflexión crítica sobre los programas de promoción de la salud en la diabetes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).