Comunicação de notícias difíceis para pacientes sem possibilidade de cura e familiares: atuação do enfermeiro [Nurses’ role in breaking difficult news to incurable patients and their relatives]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2014.5748Palavras-chave:
Comunicação, paciente terminal, enfermagem, saúde [Communication, terminally ill, nursing, health] [Comunicación, enfermo terminal, enfermería, salud]Resumo
O estudo objetivou investigar a atuação do enfermeiro no que concerne à comunicação de notícias difíceis ao paciente sem possibilidade de cura e a aos seus familiares. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, na qual participaram 28 enfermeiros assistenciais atuantes em unidades de internação de um hospital público da cidade de João Pessoa – PB, no período de agosto a outubro de 2012. Para a coleta dos dados utilizou-se um formulário. Os dados obtidos foram tratados mediante a técnica de análise de conteúdo. Da análise do material empírico, emergiram duas categorias temáticas: Comunicação de notícias difíceis ao paciente e aos seus familiares: participação do enfermeiro; e Estratégias adotadas por enfermeiros para facilitar a comunicação de notícias difíceis ao paciente e aos seus familiares. Conclui-se que o enfermeiro assume um papel essencial na comunicação de más notícias ao paciente sem possibilidades terapêuticas de cura e à sua família.
ABSTRACT
The study investigated the nurses’ role with regard to disclosing difficult news to incurable patients and their families. This qualitative, descriptive study involved 28 care nurses working on wards at a public hospital in João Pessoa, Paraíba, Brazil, from August to October 2012. A form was used to collect data, which was then analyzed by content analysis. Analysis of the empirical material revealed two thematic categories: giving difficult news to incurable patients and relatives: participation by nurses; and strategies used by nurses to facilitate the giving of difficult news to patients and relatives. It was concluded that nurses play an essential role in breaking bad news to patients with no therapeutic possibility of cure and their relatives.
RESUMEN
El estudio objetivó investigar el papel de las enfermeras en relación a la comunicación de noticias difíciles a los pacientes sin posibilidades de cura y a sus familias. Se trata de un estudio descriptivo, cualitativo, en lo cual particparon 28 enfermeros que trabajan en las unidades de hospitalización de un hospital público, en la ciudad de João Pessoa – PB - Brasil, en el período de agosto a octubre de 2012. Para la recolección de datos se utilizó un formulario. Los datos fueron tratados mediante la técnica de análisis de contenido. Del análisis del material empírico, surgieron dos temas: La comunicación de malas noticias para los pacientes y sus famílias: participación del enfermeiro; y Estrategias adoptadas por enfermeros para facilitar la comunicación de noticias difíciles al paciente y a familias. Se concluye que el enfermero tiene un papel fundamental en la comunicación de malas noticias al paciente sin posibilidades terapéuticas de cura y a su familia.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2014.5748
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).