Diagnóstico situacional do preparo e administração de imunobiológicos [Situational diagnosis of preparation and administration of immunobiologics] [Diagnóstico situacional de preparación y administración de inmunobiológicos]
Palavras-chave:
Imunização, injeções intramusculares, cuidados de enfermagem, enfermagem em saúde comunitária [Immunization, intramuscular injections, nursing, community health nursing] [Inmunización, inyecciones intramusculares, cuidados de enfermería, enfermería en sa]Resumo
Esta pesquisa objetivou especificar como se caracteriza o preparo e a administração de imunobiológicos por via intramuscular e descrever as condições ambientais nas quais são realizados esses procedimentos. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou observações não participativas registradas em um diário de campo, seguindo um roteiro específico. Foi realizada com sete profissionais de enfermagem, em Vassouras-RJ, em 2009. Os resultados mostram que os profissionais não estão realizando a higienização das mãos e os que a realizam o fazem de forma inadequada; foi evidenciada a não reconstituição cuidadosa dos imunobiológicos e a administração foi realizada da forma mais satisfatória. A maioria das Unidades são casas adaptadas e as salas apresentam um fluxo prejudicado por serem pequenas e utilizadas para execução de outros procedimentos. É fundamental que os enfermeiros mantenham supervisão detalhada do processo de imunização e que realizem ações de educação permanente visando à qualidade no cuidado.
ABSTRACT
This study aimed to describe specifically the preparation, and administration by intramuscular injection, of immunobiologics, and to describe the environmental conditions where these procedures are performed. This was a descriptive study of seven nursing workers in Vassouras, Rio de Janeiro State, in 2009, using non-participatory observations recorded in a diary, and following a specific script. The results show hand hygiene is either not practiced or only poorly so, immunobiologics were reconstituted without due care, and that administration was performed more satisfactorily. Most facilities are adapted houses where flows are irregular, because rooms are small and are used for other procedures. Itis essential that nurses monitor the immunization process in detail, and undertake continuing education to assure quality of care.
RESUMEN
Esta investigación objetivó especificar como se caracteriza la preparación y la administración de inmunobiológicos por via intramuscular y describir las condiciones ambientales en que son ejecutados esos procedimientos. Se trata de uma pesquisa descriptiva que usó observaciones no participantes registradas en un diario de campo, conforme una ruta específica. Fue hecha con siete profesionales de enfermería, en Vassouras-RJ-Brasil, en 2009. Los resultados muestran que los profesionales no hacen la higienización de las manos y los que la hacen lo hacen de forma inadecuada; fue evidenciada la no reconstitución cuidadosa de los inmunobiológicos y la administración fue llevada a cabo en la forma más satisfactoria. La mayoría de lãs Unidades son casas adaptadas y las salas tienen un flujo conturbado porque son pequeñas y utilizadas para otros procedimientos. Es fundamental que los enfermeros mantengan supervisión detallada del proceso de inmunización y que realizen acciones de educación permanente mirando a la calidad en el cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).