Sistema de gestão para um hospital de referência [Management system for a reference hospital] [Sistema de gestión para un hospital de referencia]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.43488

Palavras-chave:

Enfermagem, Acesso aos serviços de saúde, Encaminhamento e Consulta, Administração hospitalar.

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil e demanda de urgência e emergência encaminhadas ao serviço de alta complexidade antes e após a implantação de um sistema de regulação. Metodologia: estudo retrospectivo realizado por análise estatística de relatórios administrativos do Hospital de Clinicas de Botucatu, considerados dois períodos entre 2015 e 2018. O número de pacientes do foi de 8.921 antes e 10.450 após a implantação da regulação. O estudo foi  aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição.  Resultados: observou-se prevalência da população residente do município de Botucatu, do sexo masculino com média de idade de 40 anos, com entrada no serviço devido a fratura, trauma, afecções cardíacas e acidente vascular cerebral com tempo médio de regulação de 1 hora, 43 minutos e 48 segundos. Conclusão: encaminhamentos classificados como urgência mínima representaram 55,1% das solicitações, 12,5% dos encaminhamentos foram contrarreferenciados. O conhecimento do fluxo e demanda contribui para a regulação do paciente.

ABSTRACT

Objective: to know the profile and demand of urgency and emergency referred to the high complexity service before and after the implementation of a regulation system. Methodology: retrospective study conducted by statistical analysis of administrative reports from the Hospital de Clinicas de Botucatu, considered two periods between 2015 and 2018. The number of patients was 8,921 before and 10,450 after the implementation of regulation. The study was approved by the institution's Research Ethics Committee. Results: there was a prevalence of resident population of the municipality of Botucatu, male with a mean age of 40 years, who entered the service due to fracture, trauma, heart disease and stroke with a mean time of regulation of 1 hour, 43 minutes and 48 seconds. Conclusion: referrals classified as minimum urgency accounted for 55.1% of requests, 12.5% of referrals were counter-referenced. Knowledge of flow and demand contributes to patient regulation.

RESUMEN

Objetivo: conocer el perfil y la demanda de urgencia y emergencia referidos al servicio de alta complejidad antes y después de la implementación de un sistema de regulación. Metodología: Estudio retrospectivo realizado mediante análisis estadístico de informes administrativos del Hospital de Clínicas de Botucatu, considerado dos períodos entre 2015 y 2018. El número de pacientes fue de 8.921 antes y 10.450 después de la implementación de la regulación. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la institución. Resultados: prevaleció la población residente del municipio de Botucatu, hombre con una edad media de 40 años, que ingresó al servicio por fractura, trauma, enfermedad cardíaca y accidente cerebrovascular con un tiempo medio de regulación de 1 hora 43 minutos y 48 segundos. Conclusión: Las referencias clasificadas como urgencia mínima representaron el 55.1% de las solicitudes, el 12.5% de las referencias fueron contrarreferenciadas. El conocimiento del flujo y la demanda contribuye a la regulación del paciente.

Biografia do Autor

Luana Bassetto Martin, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Enfermeira Mestre. Faculdade de Medicina de Botucatu,

Carmen Maria Casquel Monti Juliani, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Enfermeira. Doutora. Professora Associada. Faculdade de Medicina de Botucatu,

Stella Godoy Silva e Lima, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Enfermeira. Aluna do curso de doutorado. Faculdade de Medicina de Botucatu.

Karen Aline Batista da Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Enfermeira. Aluna do curso de doutorado. Faculdade de Medicina de Botucatu.

Simone Cristina Paixão Dias Baptista, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Enfermeira. Aluna do curso de doutorado. Faculdade de Medicina de Botucatu.

Publicado

27.10.2019

Como Citar

1.
Martin LB, Juliani CMCM, Lima SGS e, Silva KAB da, Baptista SCPD. Sistema de gestão para um hospital de referência [Management system for a reference hospital] [Sistema de gestión para un hospital de referencia]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 27º de outubro de 2019 [citado 4º de outubro de 2024];27:e43488. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/43488

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)