Revista Enfermagem UERJ: superação em 25 anos de contribuição científica nacional e internacional
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.39097Palavras-chave:
Revista Enfermagem UERJ, publicação científicaResumo
Em junho de 1993 era publicado o primeiro fascículo da Revista enfermagem UERJ. No formato impresso, produzido pela Editora Cultura Médica Ltda®, já trouxe em seu primeiro editorial uma narrativa da Profa. Ms. Maria Therezinha Nóbrega da Silva sobre a superação de obstáculos da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF-UERJ) para sua inserção no cenário científico nacional1.
Nascendo da intenção de “cumprir um papel na veiculação de ideias e edificar um corpo teórico de enfermagem comprometido com os problemas de sobrevivência das pessoas e coletividades e suscitador de reflexões e propostas capazes de Estimular o pleno exercício da cidadania de seus leitores”1, a Revista Enfermagem UERJ manteve-se fiel à sua proposta. Atualmente, publica trabalhos que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento da enfermagem, da saúde e ciências afins, sendo um periódico de circulação internacional, abrangendo predominantemente os países da América Latina e Caribe, embora também tenha circulação nos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha.
Porém, para o alcance dessa abrangência, o corpo editorial, liderado, em diferentes períodos, pelos professores Dra. Iraci dos Santos (1993-1997), Dra. Maria Yvone Chaves Mauro (1998-1999), Ms. Araci Carmen Clos (2000-2001), Dra. Denize de Oliveira (2002-2008) e Dr. Octavio Muniz da Costa Vargens (2008-atual), enfrentou (e enfrenta) o desafio de manter a qualidade e integridade mesmo diante de cenários adversos.
Neste contexto, destacam-se as dificuldades enfrentadas mais recentemente, a partir de 2015, quando uma crise econômica e política sem precedentes interrompeu um dos melhores ciclos de financiamento contínuo à pesquisa e pós-graduação já observado no Brasil. No Rio de Janeiro, houve significativo comprometimento científico e tecnológico, com estrangulamento dos recursos voltados à Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF e Fundação Centro Universitário Estadual de Zona Oeste – UEZO, que tiveram seus recursos para pesquisas minguados2.
Consequentemente, a UERJ viveu um longo período de crise, não apenas sem financiamentos, mas também sem salários pagos a seus servidores, por períodos superiores a 100 dias e greve de seu corpo social.
A manutenção da Revista enfermagem UERJ durante e após esse período configurou-se como intenso desafio, que vem sendo superado com o apoio do corpo administrativo e docente da Faculdade de Enfermagem, dos editores da própria revista e de periódicos da área do estado do Rio de Janeiro e do cenário nacional. Somam-se a estes os autores que acreditam na idoneidade e potencialidade de nossa revista ao continuarem submetendo seus manuscritos.
A manutenção da Revista enfermagem UERJ durante e após esse período configurou-se como intenso desafio, que vem sendo superado com o apoio do corpo administrativo e docente da Faculdade de Enfermagem, dos editores da própria revista e de periódicos da área do estado do Rio de Janeiro e do cenário nacional. Somam-se estes os autores que acreditam na idoneidade e potencialidade de nossa revista ao continuarem submetendo seus manuscritos.
Foram até aqui 25 anos de luta em prol da ciência e da evolução do conhecimento, com aproximadamente 1.730 artigos publicados. Iniciamos como publicação impressa semestral, passando à periodicidade quadrimestral em 2001, trimestral em 2006. Em 2012 evoluímos para publicações impressa e eletrônica com periodicidade bimestral. A exclusividade de publicações eletrônicas chegou em 2014, bimestralmente, e, a partir de 2017 passamos a publicar em fluxo contínuo. Desde 2013, nossas publicações passaram a ser oficialmente bilíngues, nos idiomas português e inglês.
Em 2010 alcançamos a indexação na base SCOPUS, que nos projetou definitivamente no cenário internacional. Com a criação do portal Rev@Enf da BVS Enfermagem, passamos a integrar sua coleção a partir do volume 12 de 2004. Em mais um esforço de superação, estamos atualizando nossa presença nesse importante portal.
É nítido que o futuro das universidades públicas é incerto, mas o seguimento da política editorial compromissada com publicações que contribuam com o avanço da ciência e mantenham o engajamento com o avanço social e da cidadania são uma responsabilidade da Revista Enfermagem UERJ.
Cristiane Helena Gallasch
Editora Associada
Octavio Muniz da Costa Vargens
Editor Científico
Referências
1. Silva MTN. Editorial. Rev enferm UERJ. 1993; 1(1):1.
2. Moura EG, Camargo Junior KR. A crise no financiamento da pesquisa e pós-graduação no Brasil. Cad. Saúde Pública[Internet]. 2017[Acesso 19 Dez 2018]; 33(4):e00052917. Doi: 10.1590/0102-311X00052917
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).