Relação entre tempo de exercício profissional e ocorrências éticas em enfermagem [Relationship between length of service and ethics violations in nursing] [Relación entre tiempo de ejercicio profesional y ocurrencias éticas en enfermería]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.23058Palavras-chave:
enfermagem, bioética, educação em enfermagem, instituições de ensinoResumo
Objetivo: analisar a relação entre tempo de exercício na profissão e ocorrências éticas de profissionais de enfermagem envolvidos em denúncias registradas no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN/MS). Método: trata-se de pesquisa documental, descritiva e retrospectiva, sendo analisadas as denúncias registradas junto ao COREN/MS, no período de 2003 a 2013. Pesquisa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram analisadas 111 denúncias, envolvendo 68 enfermeiros, 41 técnicos e 41 auxiliares de enfermagem. O grupo de profissionais com 1 a 5 anos de formação envolveu-se mais em ocorrências éticas (44,7%). Conclusão: o predominante envolvimento de profissionais de enfermagem recém-formados em ocorrências éticas indica que é imperativa a realização de mais pesquisas sobre a bioética na formação da enfermagem brasileira, seja para conhecer a real situação, quanto para fornecer subsídios para a tomada de decisão da equipe de enfermagem.
ABSTRACT
Objective: to examine the relationship between length of service and ethics violations by nursing personnel involved in complaints filed with the Mato Grosso do Sul Regional Nursing Council (COREN/MS). Method: this retrospective, descriptive, documentary study examined complaints filed with the COREN/MS, from 2003 to 2013. The study was approved by the research ethics committee. Results: 111 complaints were filed from 2003 to 2013, relating mostly to mid-level workers (54.6%). Personnel with 1-5 years of training were involved in more ethics complaints (44.7%). Conclusion: ethics complaints involved predominantly newly-graduated nurses, indicating that further bioethics research is imperative in Brazilian nursing training, both to learn the real situation and to provide input to nursing teams’ decision-making.
RESUMEN
Objetivo: analizar la relación entre tiempo de ejercicio profesional y ocurrencias éticas de profesionales de enfermería involucrados en denuncias registradas en el Consejo Regional de Enfermería de Mato Grosso do Sul (COREN/MS). Método: se trata de investigación documental, descriptiva y retrospectiva, donde se analizaron las denuncias registradas junto al COREN/MS, en el período de 2003 a 2013. Investigación aprobada por Comité de Ética en Investigación. Resultados: se analizaron 111 denuncias, involucrando a 68 enfermeros, 41 técnicos y 41 auxiliares de enfermería. El grupo de profesionales, que tenían de 1 a 5 años de recibidos, se involucró en mayor número en ocurrencias éticas (44,7%). Conclusión: la predominante implicación de los profesionales de enfermería recién recibidos en ocurrencias éticas indica que es imperativa la realización de más investigaciones sobre la bioética en la formación de la enfermería brasileña, ya sea para conocer la real situación, como para proporcionar subsidios para la toma de decisión del equipo de enfermería.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).