Metacognição como uma contribuição para as práticas educativas em enfermagem [Metacognition as a contribution to nursing education practices]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.19546Palavras-chave:
Enfermagem, teoria de enfermagem, metacognição, práticas de enfermagem [Nursing, nursing theory, metacognition, nursing practices] [Enfermería, teoría de enfermería, metacognición, prácticas de enfermería]Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão acerca do aprendizado da enfermagem, repensando sobre como ele ocorre. O objeto de estudo é a metacognição como prática educativa em enfermagem. Teve-se como objetivo analisar a contribuição da metacognição para o desenvolvimento do processo das práticas pedagógicas em enfermagem. Para tanto, foram consultadas as Filosofias de Patricia Benner e a de Virginia Henderson. Abordou-se a temática da metacognição mediante seu conceito, suas estratégias metacognitivas e relacionando a metacognição e a enfermagem. Concluiu-se que a eficácia da aprendizagem não depende apenas da experiência e do nível intelectual, mas também da aquisição de estratégias cognitivas e metacognitivas que possibilitem ao aluno planejar e monitorar o seu desempenho, permitindo a tomada de consciência dos processos que utiliza para aprender. É preciso aprender como fazer para aprender.
ABSTRACT
This article examines the learning of nursing, to rethink how it takes place. The study object is metacognition as an educational practice in nursing. The intention was to analyze how metacognition contributes to the educational process in nursing. To that end, the philosophies of Patricia Benner and Virginia Henderson were consulted. The subject of metacognition was approached through its concept and metacognitive strategies, and by associating metacognition and nursing. It was concluded that the effectiveness of learning depends not only on experience and intellectual ability, but also the acquisition of cognitive and metacognitive strategies that enable students to plan and monitor their performance, thus fostering awareness of the processes used in order to learn. One must learn how to learn.
RESUMEN
Este artículo propone una reflexión sobre el aprendizaje de enfermería, repensando acerca de cómo sucede. El objeto de estudio es la metacognición como práctica educativa en enfermería. Tuvo como objetivo analizar la contribución de la metacognición en el desarrollo del proceso de las prácticas de enseñanza en enfermería. Para eso, se han consultado las Filosofías de Patricia Benner y la de Virginia Henderson. Se ha abordado el tema metacognición basado en su concepto, sus estrategias metacognitivas y relacionando la metacognición y la enfermería. Se concluyó que la eficacia del aprendizaje depende no sólo de la experiencia y del nivel intelectual, sino también de la adquisición de estrategias cognitivas y metacognitivas que les permitan a los estudiantes planificar y monitorear su desempeño, permitiendo la toma de consciencia de los procesos que utiliza para aprender. Se debe aprender cómo hacer para aprender.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.19546
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