Curiosidade, prazer e transgressão: pilares motivadores do consumo de crack [Curiosity, pleasure, transgression: pillars of the motivation to consume crack]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.18411Palavras-chave:
Droga, curiosidade e prazer, abuso de crack, transgressão [Drug, crack abuse, curiosity and pleasure, transgression] [Droga, crack abuso, curiosidad y placer, transgresión]Resumo
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cujos objetivos foram descrever as motivações que levaram os usuários a experimentarem o crack e analisar as repercussões psicossociais decorrentes dos comportamentos assumidos para manutenção do consumo. Os entrevistados foram dez dependentes de crack, sendo nove do sexo masculino e um do feminino, em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), localizado no Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, em 2011. Os resultados evidenciaram que a curiosidade e o prazer foram decisivos na iniciação do uso do crack. As transgressões referidas nas mais variadas formas de violência caracterizam o comportamento dos usuários e a venda do corpo como forma de renda para o consumo da droga. Conclui-se que o abuso de crack pode ser um artifício capaz de transformar uma vida marcada pela falta, discriminação e ausência de perspectivas, em uma busca constante por prazer.
ABSTRACT
Descriptive qualitative study aimed to describe the motivations that led users to try the crack and analyze the psychosocial effects arising from the behavior assumed to maintain consumption. Interviewed were ten crack addicts, nine males and one female, in a Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) located in the municipality of Duque de Caxias, in the Baixada Fluminense, in the State of Rio de Janeiro in 2011. The results showed that curiosity and pleasure were decisive in the boot of crack use; transgressions referred to in various forms of violence characterize the crack of user behavior and the sale of the body as a means of earning income for drug use. It is concluded that the crack abuse can be a device capable of transforming a life marked by failure, discrimination and lack of prospects, in a constant search for pleasure.
RESUMEN
Estudio descriptivo con enfoque cualitativo que tuvo como objetivos describir las motivaciones que llevaron a los usuarios a probar el crack y analizar los efectos psicosociales derivados de la conducta asumida para mantener el consumo. Los entrevistados fueron 10 adictos al crack, nueve hombres y una mujer, en un Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), situado en el municipio de Duque de Caxias , en la Baixada Fluminense , en el Estado de Río de Janeiro en 2011. Los resultados mostraron que la curiosidad y el placer fueron decisivos en el inicio del consumo de crack. Los delitos contemplados en las más variadas formas de comportamiento de los usuarios caracterizan la violencia y la venta del cuerpo como medio de ingreso para el consumo de la droga. Se concluye que el abuso de crack puede ser un dispositivo capaz de transformar una vida marcada por la falta, la discriminación y la ausencia de perspectivas, en una constante búsqueda de placer.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).