A percepção dos graduandos de enfermagem sobre envelhecimento [Undergraduate nursing students’ perceptions of aging]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2014.16459Palavras-chave:
Enfermagem geriátrica, estudantes de enfermagem, envelhecimento, aprendizagem [Geriatric nursing, nursing students, aging, learning] [Enfermería geriátrica, estudiantes de enfermería, envejecimiento, aprendizaje]Resumo
Estudo que objetivou analisar a percepção dos graduandos de enfermagem sobre o envelhecimento. Pesquisade abordagem qualitativa, realizada em agosto e setembro de 2011, com 18 graduandos de enfermagem de uma universidadepública de Salvador/Bahia. Os depoimentos, obtidos por entrevistas, foram tratados por meio da análise de conteúdo.Apreendeu-se o núcleo temático - A visão do graduando sobre o envelhecimento, com as suas respectivas subcategorias:Aprendizado e amadurecimento adquirido; O estigma e a visão do velho e do novo; Os sentimentos, limitações e perdas noprocesso de envelhecimento; A proximidade da morte. Os graduandos relatam que o envelhecimento consiste em um processonatural, visto como mais uma etapa do desenvolvimento humano, atrelado a modificações biológicas, psicológicas e afatores genéticos e ambientais, acompanhado do amadurecimento e a aprendizagem. A visão de aspectos negativos tambémesteve presente, representada por perdas, limitações, incapacidades e a proximidade da morte.
ABSTRACT
This study examined final-year nursing students’ perceptions of aging. This qualitative study was conductedin August and September 2011, with 18 nursing students at a public university in Salvador, Bahia. Statements acquired byinterview were analyzed using content analysis, which revealed the core theme: final-year students’ view of aging; with therespective subcategories: acquired learning and maturity; stigma and the view of old and new; feelings, limitations and lossesin the aging process; and the proximity of death. The students reported that aging is a natural process, seen as another stage ofhuman development, linked to biological and psychological changes, and genetic and environmental factors, accompaniedby maturation and learning. Views of adverse aspects were also present, as represented by losses, limitations, disabilities andproximity of death.
RESUMEN
Tuvo como objetivo analizar la percepción de los estudiantes de pregrado de enfermería sobre envejecimiento.Estudio cualitativo, realizado en agosto y septiembre de 2011, con 18 estudiantes de pregrado de enfermería de una universidadpública de Salvador-BA- Brasil. Los testemonios, obtenidos por entrevistas, fueron tratados por medio de análisis decontenido. Se aprehendió el núcleo temático. La visión del estudiante sobre envejecimiento, con sus respectivas subcategorías:Aprendizaje y la madurez adquirida; El estigma y la visión del viejo y del nuevo; Los sentimientos, las limitaciones y laspérdidas en el proceso de envejecimiento; La proximidad de la muerte. Los estudiantes informaron que el envejecimiento esun proceso natural, visto como una etapa del desarrollo humano, vinculado a los cambios biológicos, factores psicológicosy genéticos y ambientales, junto con la maduración y el aprendizaje. Los aspectos negativos de la visión también estuvieronpresentes, representados por las pérdidas, las limitaciones, las discapacidades y la proximidad de la muerte.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2014.3771
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).