Aceitação e conhecimento de docentes de enfermagem sobre a doação de órgãos e tecidos [Nursing faculty acceptance and knowledge of organ and tissue donation]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.15561Palavras-chave:
Doação de órgãos, conhecimento, docente, enfermagem [Organ donation, knowledge, faculty, nursing]Resumo
Objetivo: conhecer a aceitação e o conhecimento dos docentes de enfermagem de uma instituição federal de ensino frente à doação de órgãos e tecidos. Método: estudo exploratório, transversal e quantitativo, realizado com 44 docentes, por meio de questionário, entre maio e junho de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: em relação à aceitação, todos eram a favor da captação e doação de órgãos, assim como afirmaram que o ato contribui para a possibilidade de salvar vidas e é uma forma de ajudar ao próximo. Quanto ao conhecimento, as questões com apenas uma alternativa correta foram respondidas de forma exímia por todos os pesquisados. Quanto às que possuíam mais de uma alternativa correta, nenhum dos participantes respondeu completamente certo. Conclusão: o estudo demonstrou boa aceitação em relação à doação e déficit de conhecimento quanto às diretrizes que regem a doação de órgãos e tecidos no Brasil.
ABSTRACT
Objective: to ascertain acceptance for, and knowledge of, organ and tissue donation among nursing faculty members at a federal education institution. Method: This exploratory, transverse, quantitative was conducted with 44 nursing faculty members, between May and June 2014. Data were analyzed using descriptive statistics. Results: all participants accepted organ procurement and donation, and affirmed that this action contributed to the possibility of saving lives and was a way to help others. Respondents’ knowledge was shown by their all successfully answering the questions with only one correct alternative, while none gave completely correct responses to questions with more than one correct answer. Conclusion: these findings showed good acceptance of donation, but a deficit of knowledge as to the guidelines governing organ and tissue donation in Brazil.
RESUMEN
Objetivo: percibir la aceptación y el conocimiento de los docentes de enfermería de una institución federal de enseñanza frente a la donación de órganos y tejidos. Método: estudio exploratorio, transversal y cuantitativo, realizado junto a 44 profesores, por medio de cuestionario, entre mayo y junio de 2014. Los datos han sido analizados utilizando la estadística descriptiva. Resultados: en relación con la aceptación, todos eran a favor de la captación y la donación de órganos, asimismo dijeron que el acto contribuye a la posibilidad de salvar vidas y es una forma de ayudar al prójimo. En cuanto al conocimiento, todos los encuestados contestaron perfectamente las preguntas con una sola respuesta correcta. Respecto a aquéllas que tenían más de una respuesta correcta, ninguno de los participantes las respondió perfectamente bien. Conclusión: el estudio ha demostrado buena aceptación respecto a la donación, pero déficit de conocimiento de las directrices que regulan la donación de órganos y tejidos en Brasil.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.15561
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).