Concepções de saúde e educação em saúde: um estudo com professores do ensino fundamental [Conceptions of health and health education: a study of primary and lower secondary teachers] [Concepciones de salud y de educación en salud: un estudio con maestros de la educación]

Autores

  • Vanessa Castanha Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Leni Ane Muniz da Silva Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Lays dos Santos Maia Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Luciane Sá de Andrade Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.12394

Palavras-chave:

Promoção da saúde, saúde escolar, docentes, educação em saúde.

Resumo

Objetivo: identificar os conceitos de saúde e de educação em saúde dos professores do Ensino Fundamental e sua inserção nas disciplinas lecionadas. Método: pesquisa qualiquantitativa, tendo como referencial metodológico a abordagem dialética. Utilizado questionário aberto como instrumento de coleta de dados, contendo questões para caracterização dos sujeitos, sobre o conceito de saúde e de educação em saúde. Foi aplicado a 13 professores de uma escola pública do interior paulista, em agosto e setembro de 2011. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da EERP/USP, CAAE nº 0107.0.153.000-11, atendendo os preceitos éticos e o rigor científico. Resultados: saúde aparece fortemente relacionada à atividade física, alimentação e ao bem-estar. Os professores pouco relacionam saúde às suas disciplinas, e quando relacionam é de modo informal e sem planejamento. Conclusão: a concepção e aplicação da promoção da saúde na escola mostraram-se precárias; assim faz-se importante discutir caminhos para o melhor desenvolvimento dessa tarefa.

ABSTRACT

Objective: to identify primary and lower secondary teachers’ conceptions of health and health education, and how they figure in the subjects they teach. Method: in this qualitative-quantitative study, based methodologically on the dialectical approach, data was collected by applying an open questionnaire, comprising questions to characterize the subjects, their conceptions of health and of health education, to 13 teachers at a public school in São Paulo State, in August and September 2011. The project was approved as meeting standards of ethics and scientific rigor by the ethics and research committee of EERP/USP (CAAE No. 0107.0.153.000-11). Results: health figured as strongly related to physical activity, nutrition and well-being. Most teachers did not relate health to their disciplines, and when they did so, it was informal and unplanned. Conclusion: the conception and application of health promotion in schools is weak; accordingly, it is important to discuss ways of improving it.

RESUMEN 

Objetivo: identificar los conceptos de salud y educación de los maestros de primaria y su inserción en las disciplinas enseñadas. Método: investigación cuali-cuantitativa, teniendo como el marco metodológico el enfoque dialéctico. Cuestionario abierto se utiliza como instrumento de recolección de datos, con preguntas para caracterizar a los sujetos en el concepto de educación para la salud y la salud. Se aplicó a 13 maestros en una escuela pública en el Estado de São Paulo, en agosto y septiembre de 2011. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación de la EERP/USP, CAAE nº 0107.0.153.000-11, atendiendo los preceptos éticos y el rigor científica. Resultados: salud aparece fuertemente relacionado con la actividad física, la nutrición y el bienestar. Los maestros poco relacionan sus disciplinas con la salud, y cuando se relacionan es informal y no planificado. Conclusión: la concepción y aplicación de la promoción de la salud en la escuela resultó ser precaria; así se hace importante para discutir las formas de mejorar el desarrollo de esta tarea.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.12394

Biografia do Autor

Vanessa Castanha, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Enfermeira, Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP.

Leni Ane Muniz da Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Enfermeira, Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP.

Lays dos Santos Maia, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Enfermeira, Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP.

Luciane Sá de Andrade, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP

Marta Angélica Iossi Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Professora Doutora Associada do Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo

Orientadora, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP

Publicado

20.12.2017

Como Citar

1.
Castanha V, Silva LAM da, Maia L dos S, Andrade LS de, Silva MAI, Gonçalves MFC. Concepções de saúde e educação em saúde: um estudo com professores do ensino fundamental [Conceptions of health and health education: a study of primary and lower secondary teachers] [Concepciones de salud y de educación en salud: un estudio con maestros de la educación]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 20º de dezembro de 2017 [citado 4º de outubro de 2024];25:e12394. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/12394

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa