Conhecimento dos agentes comunitários de saúde sobre o exame papanicolaou [Community health workers’ knowledge of the pap test]
Palavras-chave:
Programa saúde da família, prevenção de câncer de colo uterino, enfermagem em saúde comunitária, enfermagem [Family health program, cervical cancer prevention, community health nursing, nursing]Resumo
Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com o objetivo de verificar o conhecimento dos agentes comunitários de saúde (ACS) sobre o exame Papanicolaou. Participaram da pesquisa 98 agentes que atuavam na estratégia de saúde da família (ESF), no município de Picos - PI. A coleta de dados foi realizada no período de março a abril de 2011, por meio de um formulário semiestruturado. Os resultados indicaram déficit de conhecimento sobre o exame Papanicolaou e o câncer de colo de útero e escassez de treinamento sobre tais temáticas. Os agentes mencionaram atuar realizando ações educativas na microárea, sendo a maior dificuldade a resistência da população em aderir às suas intervenções. Espera-se que este estudo sensibilize os enfermeiros e os gestores, para que possam compreender a necessidade de capacitar os ACS e assim atuarem com excelência nas medidas preventivas do câncer de colo uterino.
ABSTRACT
This quantitative, descriptive study aimed to ascertain community health workers’ (CHWs) knowledge of the Pap test. The participants were 98 CHWs with Family Health Strategy teams in Picos, Piauí. Data were collected from March to April 2011 using a semi-structured questionnaire. The results indicated a lack of knowledge about the Pap test and cervical cancer, and scanty training on these subjects. The CHWs mentioned doing educational work in their micro-area, the main difficulty being people’s reluctance to follow their recommendations. It is hoped that this study will sensitize nurses and managers to the need to train CHWs, to enable them to take preventive measures against cervical cancer with excellence.
RESUMEN
Se trata de un estudio descriptivo, de enfoque cuantitativo, con el objetivo de evaluar lo conocimiento de agentes comunitarios de salud sobre el examen Papanicolaou. Participaron de la investigación 98 agentes que trabajan en salud de la familia en el municipio de Picos – PI – Brasil. La recolección de datos se llevó a cabo entre marzo y abril de 2011, a través de un instrumento semiestructurado. Los resultados indicaron falta de conocimiento acerca del examen Papanicolaou, del cáncer de cuello uterino y falta de formación sobre estos temas. Los agentes mencionaron hacer trabajo educativo en la micro área, siendo la resistencia de la población a sus intervenciones la principal dificultad. Se espera que este estudio sensibilice los enfermeros y los administradores para que puedan entender la necesidad de capacitar los agentes y por lo tanto actuar con excelencia en las medidas de prevención contra el cáncer cervical.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).