Resíduos dos serviços de saúde: desafios e perspectivas na atenção primária [Healthservice waste: challenges and prospects in primary care] [Residuos de los servicios de salud: desafíos y oportunidades en la atención primaria]
Palavras-chave:
Gerenciamento, resíduos, atenção básica, saúde da família. [Keywords, Management, waste, primary care, family health]. [Palabras Claves, Administración, residuos, atención básica, salud de la familia].Resumo
RESUMO: Objetivou-se analisar o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos em unidades básicas de saúde da família, desde a geração até a disponibilização para coleta externa. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado entre agosto de 2011 e janeiro de 2012, no município de Campina Grande-PB. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada feita com 55 profissionais pertencentes a 36 equipes de saúde da família, e analisados segundo o referencial da análise de conteúdo temático proposto por Bardin. Os resultados apontaram que a maioria das unidades não dispõe de local adequado para armazenamento temporário dos resíduos, havendo ausência de divulgação de normas e legislações específicas sobre os mesmos. Evidencia-se a necessidade de um plano de gerenciamento dos resíduos capaz de ser ajustado à realidade dos serviços de saúde observando as normas sanitárias e ambientais.
ABSTRACT: This study examined solid waste management at family primary health care centers, from generation to disposition for external collection. This qualitative exploratory, descriptive study was conducted from August 2011 to January 2012 in Campina Grande, Paraíba. Data were collected through semi-structured interviews of 55 professionals from 36 family health teams, and analyzed within the framework of Bardin thematic content analysis. The results showed that most facilities have no suitable space for temporary waste storage, and no specific standards and laws have been published on waste. This evidences the need for a waste management plan that can be adjusted to health service realities in compliance with health and environmental standards.
RESUMEN: Se objetivó analizar el gerenciamiento de los residuos sólidos producidos en unidades básicas de salud de la familia, desde la generación hasta la disponibilización para la coleta externa. Se trata de un estudio exploratorio/descriptivo, de abordaje cualitativo, realizado entre agosto de 2011 y enero de 2012, en el municipio de Campina Grande-PB-Brasil. Los datos fueron colectados mediante entrevista semiestructurada hecha con 55 profesionales pertenecientes a 36 equipos de salud de la familia, y analizados según el referencial del análisis de contenido temático propuesto por Bardin. Los resultados apuntaron que la mayoría de las unidades no disponen de local adecuado para almacenamiento temporário de los residuos. Habiendo falta de divulgación de normas y legislaciones específicas sobre ellos. Es evidente la necesidad de un plan de administración de los residuos capaz de ser ajustado a la realidad de los servicios de salud observando las normas sanitarias ambientales.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).