Itinerário de formação dos egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem: ampliando os horizontes [Training pathway of graduates from an Undergraduate Course in Nursing: expanding horizons]

Autores

  • Diana Coelho Gomes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Bruna Pedroso Canever Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Bruna Helena de Jesus Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lia Beatriz Bortollotto Spillere Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC)
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Kenya Schimidt Reibnitz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.10509

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, educação superior, ensino, currículo [Nursing education, higher education, teaching, curriculum] [Educación en enfermería, educación superior, enseñanza, currículum]

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordadem qualitativa, que teve como objetivo analisar como os egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem percebem a contribuição das atividades não obrigatórias no seu processo de formação e inserção no mercado de trabalho. Os dados foram coletados em 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a este estudo e que estavam inseridos no mercado de trabalho. A análise dos dados foi realizada conforme proposto por Minayo. A partir da análise, emergiu a categoria itinerário de formação com a subcategoria: ampliando os horizontes. Os resultados evidenciam a necessidade da integração curricular, melhor aproveitamento das experiências de práticas-clínicas, valorização da pesquisa e a importância de uma formação pautada no diálogo entre os discentes e docentes.

 

ABSTRACT

This qualitative, exploratory, descriptive study to examine how the graduates of an undergraduate nursing course perceive the contribution of non-mandatory activities in the process of their training and placement on the labor market. Data were collected in 2011 by structured interviews of 15 graduates of the undergraduate nursing course at the Federal University of Santa Catarina (Brazil), who had graduated in the two years before this study and were already in employment. Data analysis was performed as proposed by Minayo. From the analysis the category ‘graduation pathway’ emerged, with the subcategory ‘expanding horizons’. The results attest to the need to integrate curricula, make better use of clinical practice experiences, and value research, as well as the importance of education based on dialogue between students and teachers.

 

RESUMEN

Se trata de un estudio exploratorio descriptivo, con abordaje cualitativo, cuyo objetivo fue analizar cómo los egresados del curso de graduación en Enfermería perciben la contribución de las actividades de carácter no obligatorio en el proceso de la formación y la inserción en el mercado laboral. Los datos fueron recolectados en 2011, a través de entrevistas semiestructuradas realizadas junto a 15 egresados del curso de graduación en Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina (Brasil), que se recibieron en los últimos dos años anteriores a este estudio y que estaban insertados en el mercado laboral. El análisis de datos se ha realizado según lo propuesto por Minayo. Del análisis surgieron la categoría ‘itinerario de formación’ con la subcategoría: ‘ampliando los horizontes’. Los resultados destacan la necesidad de una integración curricular, un mejor aprovechamiento de las experiencias de prácticas clínicas, valorización de la investigación y la importancia de una formación basada en el diálogo entre estudiantes y profesores.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.10509

Biografia do Autor

Diana Coelho Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Bolsista CNPq. Florianópolis-SC, Brasil.

Bruna Pedroso Canever, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo PEN/UFSC. Doutoranda em Enfermagem do PEN/UFSC. Bolsista CAPES/Pró- Ensino na Saúde. Florianópolis-SC, Brasil.

Bruna Helena de Jesus, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo PEN/UFSC. Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família da Prefeitura de Palhoça. Palhoça-SC, Brasil.

Lia Beatriz Bortollotto Spillere, Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC)

Enfermeira. Mestranda em Neurociências da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC). Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família da Prefeitura de Caravaggio. Florianópolis-SC, Brasil.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Pesquisadora do CNPq. Vice- líder do Grupo de Pesquisa EDEN. Florianópolis- SC, Brasil.

Kenya Schimidt Reibnitz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

12.11.2015

Como Citar

1.
Gomes DC, Canever BP, de Jesus BH, Bortollotto Spillere LB, do Prado ML, Reibnitz KS. Itinerário de formação dos egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem: ampliando os horizontes [Training pathway of graduates from an Undergraduate Course in Nursing: expanding horizons]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 12º de novembro de 2015 [citado 4º de novembro de 2024];23(5):680-5. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/10509

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa