A internet e sua influência no processo ensinoaprendizagem de estudantes de enfermagem [The internet and its influence in learning-teaching process of nursing students]
Palavras-chave:
Estudantes, internet, ensino, enfermagem [Students, Internet, education, nursing] [Estudiantes, enseñanza, enfermería]Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar as ferramentas da internet mais utilizadas por estudantes de enfermagem e descrever como percebem a sua influência no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa realizada com 271 estudantes. A coleta ocorreu, através de questionário, nos meses de março a abril de 2011, na Universidade Federal da Paraíba. A análise foi realizada por meio de estatística simplificada. Os resultados apontaram que 245 (90%) são do gênero feminino; e o software de busca para pesquisa na internet mais citado foi o Google, 215 (79%). Todos os participantes usam a internet; e 179 (66%) afirmam que é uma ferramenta que auxilia os estudos, principalmente na pesquisa educacional. Conclui-se que a internet exerce grande impacto no potencial de aprimorar o desempenho acadêmico de estudantes, embora haja necessidade de difundir a importância da utilização de bancos de dados para pesquisa em enfermagem.
ABSTRACT
The objective of this study was to identify the most utilized Internet tools by nursing students and to describe how they perceive their influence in teaching-learning process. This is a descriptive quantitative approach carried out with 271 students. The collection occurred through a questionnaire in the months from March to April 2011, at the Federal University of Paraíba. The analysis was by means of simplified statistic. The results showed that 245 (90%) are female; and the search software for Internet research most often mentioned was Google 215 (79%). All participants use Internet, and 179 (66%) affirm that it is a tool that helps with studies, especially in educational research. It is concluded that the Internet has a great impact in the potential to improve the academic performance of students, although there is a need to spread the importance of the utilization of databases for nursing research.
RESUMEN
El objetivo de este estudio fue identificar las herramientas de la internet más utilizadas por estudiantes de enfermería y describir como perciben su influencia en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se trata de una investigación descriptiva con enfoque cuantitativo llevado a cabo con 271 estudiantes. La colecta se dio a través de una encuesta en los meses de marzo a abril de 2011, de la Universidad Federal de Paraíba-Brasil. El análisis fue por medio de estadística simplificada. Los resultados mostraron que 245 (90%) son del género femenino; y el software para búsquedas en la Internet más citado fue el Google el 215 (79%). Todos los participantes usan la internet; y 179 (66%) afirman que es una herramienta que ayuda los estudios, principalmente en la investigación educacional. Se concluye que la internet ejerce gran impacto en El potencial de aprimorar el desempeño académico de los estudiantes, aunque haya la necesidad de difundir la importancia de la utilización de banco de datos para la investigación en enfermería.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode).
Esta licença permite que os utilizadores compartilhem o material em qualquer meio ou formato contanto que isso seja feito de forma: não adaptada; sem fins comerciais; com atribuição de crédito (citação e referência) aos criadores do trabalho e fonte original de publicação.
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.