UM DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO COM FREIRE: PALAVRA, PRÁXIS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Eunice Macedo Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-FPCEUP) e Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP)
  • Alexandra Carvalho CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30773

Palavras-chave:

Freire, Práxis, Palavra, Educação libertadora, Epistemologia

Resumo

Neste artigo, busca-se estabelecer um diálogo com Freire em torno da sua praxiologia. Partimos da ideia de inacabamento e incompletude do ser humano para uma visão da história como possibilidade, em que se pode criar espaço para a co-laboração através do diálogo com as outras pessoas e mediatizado pelo mundo. Trazemos à colação um conjunto de articulações entre Freire e outros autores bem como estabelecemos pontos de contacto entre o pensamento freiriano e algumas pensadoras feministas, no que concerne a introdução de uma linguagem amiga-do-género e a complexificação do conceito de opressão. Com um enraizamento na palavra, no diálogo e na práxis, exploramos o constructo de uma educação problematizadora e libertadora tendente à humanização dos processos educativos e à acentuação da produção social e cultural. Tem-se em conta, nesta análise, a emergência de contextos sociais em que a opressão e quem é oprimido ganham novos contornos, reclamando uma reconceptualização.

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Biografia do Autor

Eunice Macedo, Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-FPCEUP) e Instituto Paulo Freire de Portugal (IPFP)

Eunice Macedo é doutorada (mestre e licenciada) em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde é professora auxiliar. Tendo como formação inicial o curso da Escola do Magistério Primário do Porto, tem exercido como docente em vários níveis e contextos educativos, incluindo formação de adultos e educação de pessoas portadoras de deficiência. Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP é membro das equipas de projetos internacionais “Reducing Early School Leaving, in the EU”, no qual desenvolve o seu Pós Doutoramento, “Xeno Tollerance”, e “Learning in a New Key. Engaging vulnerable young people in school education”, que coordena. É vice-presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal. Autora de várias obras, a sua investigação em educação, cidadania e género, particularmente com jovens, suporta a sua intervenção com as comunidades, na busca de formas de educação e de vida ligadas à felicidade e à realização pessoal mediadas pelo mundo.

Alexandra Carvalho, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Bolseira de Investigação
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

MACEDO, Eunice; CARVALHO, Alexandra. UM DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO COM FREIRE: PALAVRA, PRÁXIS E EDUCAÇÃO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 13, p. 26–37, 2017. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.30773. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/30773. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS