PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA INCLUSIVA

Autores/as

  • Cláudia Barreto Bezerra Universidade Federal de Goiás
  • Ana Flávia Teodoro Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50167

Palabras clave:

Palavras-chave, Educação especial, Formação de Professores, Inclusão Escolar, Mediação Pedagógica.

Resumen

 

Resumo

O presente artigo  tem como objetivo relatar a prática de inclusão escolar e formação docente no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Apresenta  considerações atuais sobre a formação de professores para a educação especial nos cursos de licenciatura  e  o direito dos alunos com especificidades, ao desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação de todos. O trabalho desenvolvido é uma proposta coletiva de construção de um projeto de ensino envolvendo professores, alunos e os licenciandos da universidade como mediadores pedagógicos. Em uma dinâmica de trabalho colaborativo, os professores experientes e os futuros educadores acompanham o desempenho escolar de alunos com diferentes necessidades pedagógicas, ampliando metodologias que considerem os diferentes desenvolvimentos escolares. Obteve-se o destaque na valorização das potencialidades dos alunos e não das deficiências, concluindo que o diálogo entre os cursos de licenciatura e o ensino básico, com a inserção dos licenciandos em sala de aula e com formação docente específica, promove a inclusão e amplia a capacitação docente. 

Biografía del autor/a

Cláudia Barreto Bezerra, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pedagoga e especialista em Educação Infantil pela Deutsche Montessori Gesellschaft/ Hamburg/Alemanha. Professora adjunta do Departamento Multidisciplinar de Pedagogia em dedicação exclusiva no CEPAE da Universidade Federal de Goiás e pesquisadora na área de Formação em Docência inclusiva, Educação e Saúde do Escolar.

Ana Flávia Teodoro Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora/Representante da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na Faculdade de Educação e vice-coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na Faculdade de Educação.

Publicado

2022-05-31

Cómo citar

Bezerra, C. B., & Oliveira, A. F. T. (2022). PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA INCLUSIVA. E-Mosaicos, 11(26), 40–53. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50167

Número

Sección

ARTIGOS