INTERESSES DO EMPRESARIADO EM TORNO DO PROJETO ESCOLA VIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46287

Resumen

O trabalho tem como objetivo analisar em que medida o programa “Escola Viva” (Lei Estadual n° 799/2015) se antecipa em relação a implementação da Reforma do Ensino Médio (lei nº 13.415/2017), cujas soluções incorporam formas de privatização da escola pública. Metodologicamente, realizamos uma análise documental percorrendo os registros presentes em fontes extraídas do relatório legislativo local, sites de parlamentares, documentos do conselho estadual de educação, manifestos de instituições de alunos e professores e notícias de jornais de grande circulação do estado. O que percebemos é que tanto nacionalmente quanto em âmbito estadual, apenas a demanda do setor empresarial foi acatada na implementação do projeto, além do uso de recursos autoritários do executivo para aprovação do projeto sem a garantia de um amplo debate com os professores, pais e alunos.

Biografía del autor/a

Marcelo Lima, UFES

Pedagogo e mestre em educação pela UFES e Doutor e pós doutor em educação pela UFF. Professor associado do DEPS CE e PPGE UFES

Renan dos Santos Sperandio, UFES

Pedagogo e mestre em ducação pela UFES

Debora Freitas Costa, UFES

Graduanda em geografia UFES bolsista de iniciação científica

Publicado

2020-07-23

Cómo citar

Lima, M., Sperandio, R. dos S., & Costa, D. F. (2020). INTERESSES DO EMPRESARIADO EM TORNO DO PROJETO ESCOLA VIVA. E-Mosaicos, 9(21), 120–133. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46287

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE