PERCEPÇÕES, SENTIDOS E SENSAÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS ATRAVESSAMENTOS

Autores/as

  • Bianca Santos Chisté Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura https://orcid.org/0000-0002-1962-0256
  • Catiane Monteiro Pacheco Souza Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42516

Palabras clave:

Infância, Pesquisa, Docência, Prática, Experiência

Resumen

Este artigo apresenta discussões provocadas durante uma pesquisa desenvolvida junto ao PIBIC em 2017/2018, que teve como objetivo geral investigar quais percepções, sentidos e sensações atravessam professoras na educação infantil. Metodologicamente a pesquisa foi realizada com professoras que atuam em creches e pré-escolas de duas instituições de educação infantil, em Rolim de Moura, RO. Optamos pela conversa como metodologia de pesquisa. Esta se apresentou enquanto potência, na pesquisa com professoras, pois abriu espaço para aproximações, cumplicidade, afinidades, enfim, intimidade. Para nortear as discussões nos amparamos nos estudos de Freire (1989), Rotondo (2006), Gallo (2010), Fernandes e Hermelino (2012) entre outros. Os olhares e narrativas das professoras indicam que a educação infantil é o lugar de experimentação, de sensações e de percepções.

Biografía del autor/a

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura

Professora do Departamento de Educação, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Pós-doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro). Bolsista CNPq – Pós-doutorado Júnior, processo no 154075/2018-3.

Catiane Monteiro Pacheco Souza, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura

Pedagoga, pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Chisté, B. S., & Souza, C. M. P. (2020). PERCEPÇÕES, SENTIDOS E SENSAÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS ATRAVESSAMENTOS. E-Mosaicos, 9(22), 150–165. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42516