OS SENTIDOS DE BULLYING NAS VOZES DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDENDO E CRESCENDO COM OS CONFLITOS NA ESCOLA

Autores/as

  • Maíra de Oliveira Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luís Paulo Cruz Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). https://orcid.org/0000-0002-2153-5229
  • Julia Tavares de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.42284

Palabras clave:

bullying - violência - autonomia moral – sala de aula – iniciação à docência

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar análises e reflexões sobre os sentidos do bullying a partir das vozes das crianças.  As atividades foram desenvolvidas no projeto de Iniciação à Docência, que ocorre em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CAp-UERJ e tem como título “Aprendendo e crescendo com os conflitos na escola: o respeito ao outro a serviço do desenvolvimento no ensino”. Nas rodas de discussão em sala de aula, focalizamos temas como tolerância, respeito e justiça. Para a elaboração e desenvolvimento do projeto, apoiamo-nos nos estudos de autores que discutem  autonomia moral. Como pressupostos metodológicos, operamos a partir da pesquisa-ação em que produzimos informações e conhecimentos sobre a ação pedagógica cotidiana. Além da observação, também trabalhamos com o diário de campo como forma de registro das atividades, escrita e imagens. Como análises e reflexões iniciais, temos: i) O diálogo deve ser entendido como uma prática pedagógica; ii) A construção de um debate que envolva autonomia moral e ética requer o entendimento de que a criança é sujeito ativo no processo de dialogicidade e reflexão sobre o mundo.

Biografía del autor/a

Maíra de Oliveira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Luís Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Julia Tavares de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

Freitas, M. de O., Borges, L. P. C., & Carvalho, J. T. de. (2019). OS SENTIDOS DE BULLYING NAS VOZES DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDENDO E CRESCENDO COM OS CONFLITOS NA ESCOLA. E-Mosaicos, 8(18), 176–188. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.42284

Número

Sección

SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA