A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Monique Marques Longo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40867

Palabras clave:

Violência escolar, bullying, formação docente, licenciaturas, pensamento

Resumen

Conceitos como violência escolar, homicídios, conflitos interpessoais, bullying, agressões físicas e verbais têm sido veiculados cada vez mais não apenas no ambiente escolar mas nas mídias em geral. A temática faz urgir a inserção de propostas de combate ao problema tanto nas agendas políticas como na formação docente. Mas como esses temas têm sido abordados nos cursos de licenciatura ante a iminência da problemática na escola? O presente artigo objetiva responder a questão a partir de uma pesquisa empírica realizada em seis cursos de licenciatura de três universidades cariocas, duas públicas e uma privada. São apresentadas análises de conteúdos dos seis currículos analisados e informações construídas a partir de dezenoves entrevistas com alunos e professores inseridos nesses cursos. Constatou-se a superficialidade e insuficiência da temática nos cursos de formação docente assim como a eficácia de uma experiência realizada por uma disciplina constituinte de um dos cursos analisados. 

Biografía del autor/a

Monique Marques Longo, UERJ

Doutora em educacao pela Puc rio, mestre em educacao UFRJ e professora UERJ

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

Longo, M. M. (2019). A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. E-Mosaicos, 8(18), 145–159. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40867

Número

Sección

SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA