AS OFICINAS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS DA FAVELA DA MARÉ/RJ: E A PEDAGOGIA SOCIAL COM ISSO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.41929

Palavras-chave:

Oficinas Pedagógicas. Ludicidade. Educação em Espaços Não Escolares. Pedagogia Social.

Resumo

Este presente trabalho tem por objetivo socializar uma experiência educativa desenvolvida com as crianças da favela da Maré, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2016. Por meio de oficinas de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, realizadas no projeto “Sabendo Mais” – que apoia as escolas do entorno com Educação e Cultura, integrando conhecimento através de oficinas transdisciplinares – foi possível perceber a potência das atividades lúdicas em espaços não escolares para o desenvolvimento destes educandos. Potência esta que foi alinhavada à luz dos pressupostos da Pedagogia Social – campo em construção no Brasil, que versa sobre as práticas socioeducativas desenvolvidas em diferentes espaços sociais – e que, no bojo desta experiência, constatou a importância de atividades lúdicas voltadas para o fortalecimento da convivência humana para além do desenvolvimento cognitivo.

Biografia do Autor

Jonathan Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação (UFRJ). Psicopedagogo e Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Normalista pelo Instituto de Educação Carmela Dutra (IECD). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ) sendo bolsista CAPES. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE/UFRJ) e no Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE).

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF ? Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Membro do Núcleo de Estudos ? Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI-UNIRIO); Pesquisador-Gestor do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula (FFP-UERJ); Líder do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS-UCB) e Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (UERJ).

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Aguiar, J., & Sirino, M. B. (2020). AS OFICINAS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS DA FAVELA DA MARÉ/RJ: E A PEDAGOGIA SOCIAL COM ISSO?. E-Mosaicos, 9(22), 138–149. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.41929

Edição

Seção

ARTIGOS