MODERNISMO NO ENSINO MÉDIO: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL

Autores

  • Denise Brasil Alvarenga Aguiar
  • Adriana Maria Almeida de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.9894

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.9894

Na busca de rever conteúdos e procedimentos didáticos em torno do ensino específico do Modernismo em turmas de ensino médio, o trabalho propõe uma abordagem da representação da brasilidade – um dos aspectos mais caros a esse período literário no país – que supere as tradicionais dicotomias traçadas a partir de comparações com o passado literário, especialmente com o Romantismo. Partindo da hipótese de que, para além da mera rejeição do passado, o Modernismo pavimentou uma trilha de redescoberta seletiva da história, desvelando relações de poder e fraturas dos projetos das elites brasileiras desde os tempos coloniais, espera-se contribuir para uma formação mais ampla do leitor no espaço escolar e, ainda, abrir possibilidades de construção de projetos interdisciplinares.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

AGUIAR, Denise Brasil Alvarenga; FREITAS, Adriana Maria Almeida de. MODERNISMO NO ENSINO MÉDIO: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 15–24, 2013. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.9894. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/9894. Acesso em: 24 maio. 2025.

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ARTIGOS

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