ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM MAPEAMENTO DA LITERATURA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Estratégias de Aprendizagem, Ensino, Propostas de Intervenção, Ensino Médio, Formação DocenteResumo
Considerando-se o cenário nacional, o qual revela que os estudantes do Ensino Médio não estão alcançando os níveis de aprendizagem esperados para cada série, o ensino de estratégias de aprendizagem se mostra uma iniciativa promissora. Portanto, a presente pesquisa teve por objetivo mapear as produções científicas sobre as estratégias de aprendizagem no contexto de ensino, com foco em propostas de intervenção no Ensino Médio, no período de 2014 a 2024. A busca foi feita nos Portais Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram usados os descritores estratégias de aprendizagem e ensino, ambos no título. O critério de inclusão adotado foi referir-se diretamente ao ensino de Estratégias de Aprendizagem e indicar isso em seu título. A partir das buscas, chegou-se a um total de 10 textos analisados (03 artigos, 04 dissertações, 03 teses). Os resultados demonstraram algumas propostas de intervenção, como cursos para os professores e o ensino das estratégias durante as aulas, presenciais e também por meio de ambiente AVA, bem como a oferta de um guia de estudos para os alunos. Concluiu-se que, tanto professores quanto estudantes foram beneficiados pelo uso das estratégias de aprendizagem, com relatos de maior memorização do conhecimento, mais engajamento nos estudos e melhoria em seus desempenhos estudantis. Contudo, a maior parte das pesquisas analisadas teve, enquanto sujeitos de pesquisa o alunado, com uma minoria se voltando ao professor, o qual possui um potencial de replicação das estratégias de aprendizagem de relevante alcance.
Palavras-chave: Estratégias de Aprendizagem; Ensino; Propostas de Intervenção; Ensino Médio; Formação Docente.
Downloads
Referências
CAETANO, Marta O. R. Estratégias de aprendizagem empregadas por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Ensino Remoto. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2022.
CARVALHO, Miriam de C. D. O ensino de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia do aprendiz de alemão em turmas multisseriadas de escolas públicas do Estado de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge A. P. de M.; BITTENCOURT, Ig I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/metodologia/livro-2> Acesso em: 12 de julho de 2025.
Gama, Agleice M. Ambiente virtual de aprendizagem no contexto presencial do ensino médio: indícios de autonomia na escrita via estratégias de aprendizagem. 2014. 314 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
GÓES, Natália Moraes. As variáveis relacionadas à aprendizagem de alunos e professores do Ensino Médio e o desenvolvimento de um programa de intervenção em estratégias de aprendizagem. 2020. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2020.
GÓES, Natália M.; BORUCHOVITCH, Evely. Efeitos positivos de um programa de intervenção para o fortalecimento das estratégias de aprendizagem de professores do Ensino Médio brasileiro. Revista Pro-Posições, Campinas/SP, v. 33, p. 1-28, 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEXEIRA (INEP). Resultados do SAEB. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf. Acesso em: 15 de novembro de 2024.
KATHEN, Carla L. T. Estratégias de aprendizagem no ensino individualizado em alemão como língua estrangeira em uma escola bilíngue teuto-brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
OLIVEIRA, Katya L.; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia A. A. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: análise por gênero, série escolar e idade. Revista Psico (PUCRS), Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 98-105, 2011.
SANTOS, Deivid A. dos. Efeito de uma intervenção em estratégias de aprendizagem em alunos de biologia do Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2016.
SANTOS, Deivid A. dos; ALLIPRANDINI, Paula M. Z. Efeito de uma intervenção em estratégias de aprendizagem por infusão em alunos de biologia do Ensino Médio. Revista de Educación en Biología, v. 20, n. 2, p. 56-72, 2017.
SANTOS, Deivid A. dos; ALLIPRANDINI, Paula M. Z. O ensino de estratégias de aprendizagem por integração curricular na disciplina de biologia: uma experiência pedagógica. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, v. 45, p. 1-31, 2020.
SANTOS, Deivid A. dos. Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem autorregulatórias de professores do ensino médio. 2021. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2021.
SANTOS, Osmar J. X. dos; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de Aprendizagem e Aprender a Aprender: Concepções e Conhecimento de Professores. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 2, p. 284-295, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.