DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS JOVENS E ADULTOS (PROEJAICAp-Uerj):
ITINERÁRIOS NO CAp-Uerj
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.87364Palavras-chave:
CAp-Uerj, Implantação, Educação de jovens e adultos, Programa EJA, Pré-vestibular comunitárioResumo
O objetivo central é apresentar, de forma crítica, como ocorreu a implantação de Programa, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), destinado à formação básica de pessoas jovens, adultas e idosas. Com esse artigo, pretende-se constituir um registro das memórias do Programa de Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PROEJAICAp-UERJ), considerando como temporalidade inicial sua implantação e seu primeiro ano de existência. Com isso, apresentamos a reflexão e discussão sobre a importância da experiência formativa, vivenciada no campo da educação de jovens e adultos, trazendo a trajetória de sua construção, considerando diferentes momentos, a saber: da iniciativa da extensão universitária, atendendo ao público interno e do entorno daquela unidade universitária até a construção de um Programa com o apoio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, a partir do ano de 2022, em parceria com a direção da Unidade e de conjunto de servidores docentes e técnico-administrativos. Os resultados apontam para necessidade de envolvimento da comunidade nas ações administrativas e pedagógicas, visando a atender a um público-alvo excluído dos bancos escolares, por diferentes motivos, ávidos, porém, por ensino de qualidade. Soma-se a esse aspecto a necessidade de espaços de oferta de estágio curricular no campo da EJA para os estudantes de licenciaturas da Uerj, o que agrega valor e importância ao PROEJAICAp-Uerj.
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