DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS JOVENS E ADULTOS (PROEJAICAp-Uerj):

ITINERÁRIOS NO CAp-Uerj

Autores

  • Andrea da Paixão Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lincoln Tavares Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rafael de Abreu Ferraz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.87364

Palavras-chave:

CAp-Uerj, Implantação, Educação de jovens e adultos, Programa EJA, Pré-vestibular comunitário

Resumo

O objetivo central é apresentar, de forma crítica, como ocorreu a implantação de Programa, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), destinado à formação básica de pessoas jovens, adultas e idosas. Com esse artigo, pretende-se constituir um registro das memórias do Programa de Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PROEJAICAp-UERJ), considerando como temporalidade inicial sua implantação e seu primeiro ano de existência. Com isso, apresentamos a reflexão e discussão sobre a importância da experiência formativa, vivenciada no campo da educação de jovens e adultos, trazendo a trajetória de sua construção, considerando diferentes momentos, a saber: da iniciativa da extensão universitária, atendendo ao público interno e do entorno daquela unidade universitária até a construção de um Programa com o apoio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, a partir do ano de 2022, em parceria com a direção da Unidade e de conjunto de servidores docentes e técnico-administrativos. Os resultados apontam para necessidade de envolvimento da comunidade nas ações administrativas e pedagógicas, visando a atender a um público-alvo excluído dos bancos escolares, por diferentes motivos, ávidos, porém, por ensino de qualidade. Soma-se a esse aspecto a necessidade de espaços de oferta de estágio curricular no campo da EJA para os estudantes de licenciaturas da Uerj, o que agrega valor e importância ao PROEJAICAp-Uerj.

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Biografia do Autor

Andrea da Paixão Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj). Docente do Programa de P´´ós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-Uerj). email: andreaf@uerj.br

Lincoln Tavares Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado do Instituto de Geografia da Uerj. Docente do Programa de Pós-Graudação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-Uerj) e do Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional (PROFGEO). email: lincolnt@uerj.br

 

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular de Língua Portuguesa da Uerj. Atua no Instituto de Letras, na Graduação e na Pós-Graduação. email: teresatedesco@uol.com.br

Rafael de Abreu Ferraz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Assistente de Geografia do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj). Integra a coordenação do Programa de Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (PROEJAICAp-Uerj). email: ferraz.rafaeldeabreu@gmail.com

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

DA PAIXÃO FERNANDES, Andrea; TAVARES SILVA, Lincoln; TEDESCO VILARDO ABREU, Maria Teresa; DE ABREU FERRAZ, Rafael. DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS JOVENS E ADULTOS (PROEJAICAp-Uerj): : ITINERÁRIOS NO CAp-Uerj . e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.87364. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/87364. Acesso em: 18 fev. 2025.

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