A PERMANÊNCIA DOS MITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

POR UM LETRAMENTO MÍTICO NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Marco Antonio Lima da Silva Colégio Pedro II (CPII)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.83740

Palavras-chave:

Letramento literário, Letramento mítico, BNCC, Mito, Práticas de ensino

Resumo

Quando se considera a polissemia do mito como um fenômeno social, a dificuldade em conceituá-lo está em compreender que ele é influenciado pela época, condicionantes e o contexto em que circula, além de outros fatores culturalmente intrínsecos. Mesmo que o termo seja de origem grega e os primeiros estudos tenham se concentrado nas culturas ocidentais ao redor do Mar Mediterrâneo, o mito é uma forma de narrar e sentir presente em diversas culturas, logo é preciso estabelecer um conceito de letramento mítico. No entanto, os documentos educacionais que norteiam a atuação docente, como a BNCC, enfatizam a interpretação do mito, principalmente, no Ensino Religioso. A questão que se instaura é se essa disciplina deve ser a principal instância de interpretação do mito, considerando que nem todos os sistemas de ensino incluem esse componente curricular. Nessa conjuntura, após uma breve definição do mito e o debate crítico acerca desse gênero na BNCC, este artigo propõe restabelecer a compreensão do mito nas aulas de Língua Portuguesa por meio das seguintes premissas: a necessidade de uma abordagem multissemiótica e multimodal; a utilização de boas adaptações; a conciliação entre os aspectos religiosos e históricos; a curadoria do texto; e a ênfase na oralidade.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

LIMA DA SILVA, Marco Antonio. A PERMANÊNCIA DOS MITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POR UM LETRAMENTO MÍTICO NO ENSINO BÁSICO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.83740. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/83740. Acesso em: 17 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS