PROFESSOR/ESTUDANTE, UM CAMINHO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA O LETRAMENTO VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.83660

Palavras-chave:

Formação Continuada, Multiletramentos, Letramento Visual

Resumo

Há multiplicidades de tipos de imagem e suas leituras fazem parte do cotidiano. As práticas escolares priorizam a produção verbal e a leitura como decifração de letras e domínio do código escrito, e deixam em segundo plano as imagens e suas possibilidades textuais no processo de ensino aprendizagem. A oportunidade de formação continuada para professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental pode oferecer ampliação da visão do ato de ler e do que é ser leitor, bem como as possibilidades educacionais que as imagens apresentam. Discussões acerca dos Multiletramentos e Multimodalidades agregam conhecimentos ao referencial teórico do estudo. A relevância do trabalho se justifica pela necessidade de valorizar a linguagem visual, tão presente na vida cotidiana, através de leitura e apreciação de imagens como ferramentas nas práticas de ensino dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental II em consonância com a necessidade de professores em atualizarem suas práticas com um olhar para as multimodalidades. O objetivo geral do estudo é: oportunizar formação continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental com foco em letramento visual. O objetivo específico do trabalho é: apresentar conceitos de Letramento Visual, Multiletramentos e Multimodalidades. O presente estudo propõe inovações para a prática docente, onde o letramento visual possibilite múltiplas ferramentas didáticas. Pretende-se também que a experiência estética originada pelo contato com a leitura e apreciação de imagens contribua para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental II. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Andrea Santos. Letramento visual na educação básica: práticas inovadoras para o ensino e aprendizagem de arte. 1. ed. – Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

ARAUJO, Mairce da Silva et al . A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa , v. 16, e2116610, 2021 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092021000100221&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 abr. 2024. Epub 20-Out-2021. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16610.009

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GLOSSÁRIO CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, 2016, s/p. em: 15 jul. 2016. Disponível em<https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes> Acesso em 26.mar,2023.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T .Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006 [1996].

MORAN, José. Aprendizagem significativa. Entrevista ao Portal Escola Conectada da Fundação Ayrton Senna, publicada em 01/08/2008, em www.escola2000.org.br/comunique/entrevistas/ver_ent.aspx?id=47

OLIVEIRA, Derli Machado. Gêneros multimodais e multiletramentos: novas práticas de leitura na sala de aula. (11, 2013). In: II Congresso Nacional Educação e Diversidade, Itabaiana/SE. Anais do VI Fórum Identidades e Alteridades. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/36810436/Texto_VI_Forum_19.pdf?1425177113=&response. Acesso em: 12 mar 2021.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: melhoramentos, 2012.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1999.

ROJO, Roxane. ENTRE PLATAFORMAS, ODAS E PROTÓTIPOS: NOVOS MULTILETRAMENTOS EM TEMPOS DE WEB2. The Especialist: descrição, ensino e aprendizagem, vol. 38, nº 1 jan-jul 2017.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, Marcelle; MARQUES DE MORAES, Jorge Luiz. PROFESSOR/ESTUDANTE, UM CAMINHO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA O LETRAMENTO VISUAL . e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.83660. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/83660. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS