MODOS DE PENSARFAZER A DANÇA NA/DA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Joice De Oliveira Silva Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda - RJ
  • Marcelo Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.80543

Palavras-chave:

Dança na escola, Educação, Atividades rítmicas e expressivas, Ensino

Resumo

Apesar da dança ser uma cultura corporal de movimento que compõe os conteúdos a serem desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, conforme preconiza área de Linguagens - BNCC (Base Nacional Comum Curricular) - ainda não percebemos o uso da dança como um conteúdo desenvolvido pelos(as) docentes no cotidiano escolar. Desse modo, na intenção de ampliar o debate entorno do fenômeno social supramencionado, a presente pesquisa objetiva investigar como a dança está sendo desenvolvida na Educação Básica nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Considerando o exposto fica-nos os seguintes questionamentos: quais as dificuldades enfrentadas por professores(as) de Educação Física que atuam na Educação Básica para o desenvolvimento de atividades rítmicas e expressivas em suas aulas? Será que a dificuldade emerge do caráter técnico ou existem aspectos subliminares que influenciam a decisão de professores(as)? Metodologicamente optamos pela revisão integrativa da literatura (RIL) e especificamente, para a produção de dados, optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; SciELO; LILACS e BV, utilizando as seguintes combinações de palavras: Dança na escola; Atividades rítmicas e expressivas e Ensino.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

De Oliveira Silva, J., & Paraíso Alves , M. (2024). MODOS DE PENSARFAZER A DANÇA NA/DA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA. E-Mosaicos, 13(31). https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.80543

Edição

Seção

ARTIGOS