MÚSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA
DO CONCEITO COTIDIANO AO CONCEITO CIENTÍFICO DE REGIÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.80106Palavras-chave:
Música, Ensino, Conceito, Região, Macrorregiões do IBGEResumo
Este estudo tem como objetivo utilizar as letras de músicas como recursos pedagógicos para o desenvolvimento de conceitos científicos de região, regionalização e para o conhecimento crítico sobre as macrorregiões do Brasil. As letras das canções serão utilizadas como instrumentos para estimular o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visando relacionar os conteúdos abordados em sala de aula com elementos presentes no dia a dia deles. Os conceitos cotidianos e as concepções sobre as macrorregiões do Brasil presentes nas letras das músicas serão usados como ponto de partida para o desenvolvimento de um conhecimento mais abrangente e fundamentado cientificamente, ou seja, o conhecimento poderoso. A teoria histórico-cultural, de Vygotsky, será usada para a abordagem dos conceitos cotidianos e científicos, visando a construção de um pensamento conceitual, um conhecimento que pode ser aplicado em diferentes contextos. O estudo representa uma proposta de trabalho que tem como ponto de partida uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de avaliar o grau de compreensão dos estudantes sobre o conceito de região e suas concepções sobre as macrorregiões do IBGE, buscando identificar se as ideias dominantes no ideário dos estudantes estão vinculadas a estereótipos regionais que são amplamente disseminados nos meios de comunicação. Em seguida, uma sequência didática será desenvolvida com o intuito de desenvolver concepções mais aprofundadas sobre o conceito de região e um conhecimento crítico sobre as macrorregiões do Brasil. Por último, uma avaliação final será realizada para analisarmos o grau de compreensão dos estudantes.
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