LEGADO QUILOMBOLA: Saberes aplicados ao ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.79896Palavras-chave:
Saberes populares, Sequência Didática, Comunidade quilombola, ensino de ciências, Diversidade culturalResumo
Compreende-se a inserção dos saberes populares na escola como uma possibilidade de construção coletiva do conhecimento, a partir da diversidade cultural de diferentes grupos e suas lógicas próprias de leitura do mundo. Em face desses argumentos, o objetivo deste estudo foi relacionar saberes populares às aulas das Ciências (Biologia e Química) da matriz curricular, conforme a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio de uma escola pública localizada em uma comunidade quilombola mineira. Ao vivenciar uma experiência em docência nesta comunidade, identificou-se nos discentes, características que comprometiam o desenvolvimento educacional dos mesmos. A fim de minimizar as dificuldades observadas, refletiu-se sobre a possiblidade de resgatar os saberes locais, visando valorizá-los e aplicá-los no ensino de ciências. Assim foi colocada a questão: É possível a contextualização das aulas ministradas considerando os saberes quilombolas, visando melhoria do ensino-aprendizagem e consequente valorização dos saberes da comunidade? Para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos da pesquisa, pode ser classificada como descritiva e quanto aos procedimentos é uma pesquisa etnográfica e participante. Após a aplicação da Sequência Didática, verificou-se o desempenho satisfatório em conhecimentos em química e microbiologia adquiridos pelos alunos, quando comparados o teste pré-intervenção e o teste pós-intervenção. Por fim, o momento de culminância revelou a importância da elaboração e aplicação da sequência didática como produto educacional possível de ser replicado ou que sirva de inspiração para a elaboração de outros trabalhos interdisciplinares.
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