“NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UM SOL AMARELO”: UM PROJETO EDUCACIONAL NUMA SALA DE AULA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA ASSOCIADA A DEFICIÊNCIA VISUAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.78980

Palavras-chave:

projeto, deficiências múltiplas, lúdica, escola especializada.

Resumo

Este resumo consiste num relato de experiência de uma professora de escola especializada em deficiência visual, mediante a culminância do projeto pedagógico “Aquarela”. O perfil educacional nesta sala de aula se configurava no atendimento de estudantes de deficiência visual associada a deficiências múltiplas.Deste modo, a professora em questão priorizou a construção de uma prática pedagógica transformadora e inclusiva, através de metodologias educativas relacionadas a concepção freiriana de “ temas geradores” na construção do conhecimento. Por isso, tal estudo objetivou descrever  ações pedagógicas surgidas a partir da necessidade de uma abordagem lúdica, utilizando elementos referentes a letra da canção do compositor Toquinho. Foram realizadas diferentes abordagens pedagógicas em sala de aula. Para tal desdobramento, a professora utilizou metodologias que abordassem diversas formas de comunicação verbais ou não verbais, evidenciando os elementos sociais do cotidiano dos estudantes e desenvolvendo os sentidos corporais ao longo das atividades. Por fim, tal  este estudo procurou desconstruir o esteriótipo de barreiras limitantes da construção do processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência múltipla em sala de aula.Em suma,o projeto centralizou no conjunto de suas ações e execução em sala de aula, a necessidade da mediação crítica no atendimento de alunos com especificidades singulares no espaço educativo,buscando garantir a defesa de uma educação inclusiva, democrática e plural .

 

 

Biografia do Autor

Mariana dos Reis Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora do Instituto Benjamin Constant.

Referências

BOATO, Elvio Marcos. Henry Wallon e a deficiência múltipla: uma proposta de intervençãopedagógica. Edições Loyola, São Paulo, 2009.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). CensoEscolar de 2022: diretoria de estatísticas educacionais. Brasília, DF: Inep, 2023.

CAMPOS.M.M.Pré escola: entre a educação e o assistencialismo. In: ROSEMBERG, Fúlvia( Org).Creche. São Paulo, Cortez, p.11-19, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KISHIMOTO,Tizuco(org). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.

LUDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. [2. ed]. -[Reimpr.].Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

PRETTO, N. D. L.; D’ÁVILA, C. Editorial - Dossiê Ludicidade e formação de professores.RevistaEntreideias: educação, cultura e sociedade,[S. l.], v. 3, n. 2, 2014.

ROCHA, M. G. de S. da; PLETSCH, M. D.Deficiência múltipla: disputas conceituais e políticas educacionais no Brasil.Revista Cadernos de Pesquisa, v. 22, nº. 1, jan-abril de 2015.

RODRIGUEZ, I. A. & SILVA, E. R. & CAPELLINI, V. L. & SANTOS, F. H. A música e a pessoacom deficiência: uma revisão narrativa da literatura.Revista Música e Linguagem. Vitória/ES. Vol.1,nº4 (agosto/2015), p.37-51.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.).Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo:Cortez, 1999.

TARDIF, Maurice.Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude.O trabalho docente: elementos para uma teoria dadocência como profissão de interações humanas. 9ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VYGOTSKY, Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo intelectual da idade escolar. In: LURIA,LEONTIEV, VYGOTSKY etal . Psocologia e Pedagogia. Lisboa: Estampa, 1991. Sites: PáginadoCensoEscolar. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Santos, M. dos R. (2024). “NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UM SOL AMARELO”: UM PROJETO EDUCACIONAL NUMA SALA DE AULA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA ASSOCIADA A DEFICIÊNCIA VISUAL. E-Mosaicos, 13(31). https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.78980

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA