ENSAIO CARTOGRÁFICO: POSSIBILIDADES DA REALIZAÇÃO DE PESQUISA COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.78110Palavras-chave:
Método cartográfico, Pesquisa com crianças, InfânciaResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa “Diálogos entre infância contemporânea e consumo: um ensaio cartográfico com as crianças”, desenvolvidano curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Como recorte, neste estudo enfatiza-se a metodologia do trabalho, apresentando as possibilidades de desenvolver um ensaio cartográfico com crianças. A escrita apresenta as ferramentas e os materiais necessários para o cultivo dos dados empíricos, bem como a atitude do pesquisador em relação ao trabalho e a busca pelos dados durante o processo de pesquisa. Expõem-se, também,considerações acerca da conduta ética necessária em pesquisas com crianças. Além disso, é apresentada a amostragem de uma experiência desenvolvida a partir do método cartográfico, organizada em encontros, que contou com a participação de quatro crianças. Autores como Passos e Kastrup (2009), Gaiva (2009), Dunker e Thebas (2019) são citados, por embasarem o estudo da metodologia cartográfica. Cartografar requer um movimento do pensamento que convida a uma experiência, uma aventura investigativa. Utilizar a metodologia cartográfica com crianças significa escutar as infâncias, não apenas as palavras pronunciadas, mas o que elas revelam, quais caminhos tais palavras criam para refletir os temas contemporâneos. Como considerações finais, evidenciaram-se as possibilidades que a cartografia concede ao pesquisador, às crianças e à pesquisa.
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