ENSAIO CARTOGRÁFICO: POSSIBILIDADES DA REALIZAÇÃO DE PESQUISA COM CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.78110

Palavras-chave:

Método cartográfico, Pesquisa com crianças, Infância

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa “Diálogos entre infância contemporânea e consumo: um ensaio cartográfico com as crianças”, desenvolvidano curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Como recorte, neste estudo enfatiza-se a metodologia do trabalho, apresentando as possibilidades de desenvolver um ensaio cartográfico com crianças. A escrita apresenta as ferramentas e os materiais necessários para o cultivo dos dados empíricos, bem como a atitude do pesquisador em relação ao trabalho e a busca pelos dados durante o processo de pesquisa. Expõem-se, também,considerações acerca da conduta ética necessária em pesquisas com crianças. Além disso, é apresentada a amostragem de uma experiência desenvolvida a partir do método cartográfico, organizada em encontros, que contou com a participação de quatro crianças. Autores como Passos e Kastrup (2009), Gaiva (2009), Dunker e Thebas (2019) são citados, por embasarem o estudo da metodologia cartográfica. Cartografar requer um movimento do pensamento que convida a uma experiência, uma aventura investigativa. Utilizar a metodologia cartográfica com crianças significa escutar as infâncias, não apenas as palavras pronunciadas, mas o que elas revelam, quais caminhos tais palavras criam para refletir os temas contemporâneos.  Como considerações finais, evidenciaram-se as possibilidades que a cartografia concede ao pesquisador, às crianças e à pesquisa. 


Biografia do Autor

Raquel Thaís Arcari da Costa, Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES

Pedagoga (Univates). Docente do PPGEnsino da Univates. Professora de Educação Infantil na rede particular de ensino.


Cláudia Inês Horn, Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Docente dos Programas de Pós Graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino(PPGEnsino) e Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Extatas(PPGECE). Coordenadora dos cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas EAD.


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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Arcari da Costa, R. T., & Horn, C. I. (2024). ENSAIO CARTOGRÁFICO: POSSIBILIDADES DA REALIZAÇÃO DE PESQUISA COM CRIANÇAS. E-Mosaicos, 13(31). https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.78110

Edição

Seção

ARTIGOS