ADINKRAS: UM PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.77886Palavras-chave:
Simbologia Adinkra, Lei 10639/03, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sequência Didática, Cultura Negra.Resumo
O presente artigo se propõe a contribuir para a valorização da cultura africana e a consequente valorização da cultura negra na escola. Ele é um recorte de um estudo mais amplo, fruto de uma pesquisa desenvolvida junto à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para o curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos, concluída em junho de 2022. Amparado pelas contribuições de Elisa Nascimento (2008; 2009) e Silvio de Almeida (2018), foi possível problematizar que em uma sociedade em que a discussão que envolve o racismo e as suas práticas ainda permanece tão necessária, a escola como elemento que a compõe, tem a responsabilidade de não se abster deste processo, seja compreendendo seu papel social, ou atendendo às proposições da Lei 10639/03. Neste sentido, foi elaborada, a partir da metodologia da aprendizagem baseada em projetos, uma sequência didática em 10 etapas, a ser aplicada com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cuja intenção foi por meio da simbologia Adinkra própria dos povos Akan, conhecer mais profundamente a cultura africana, relacionar suas especificidades à formação social brasileira e valorizar a cultura negra em ambiente escolar. Ampliando esta perspectiva, percebe-se que é possível contribuir para a formação de sujeitos coerentes com uma sociedade diversa e mais humanizada.
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