ADINKRAS: UM PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NA ESCOLA

Autores

  • Renata Francisco Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lajara Janaína Lopes Correa Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.77886

Palavras-chave:

Simbologia Adinkra, Lei 10639/03, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sequência Didática, Cultura Negra.

Resumo

O presente artigo se propõe a contribuir para a valorização da cultura africana e a consequente valorização da cultura negra na escola. Ele é um recorte de um estudo mais amplo, fruto de uma pesquisa desenvolvida junto à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para o curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos, concluída em junho de 2022. Amparado pelas contribuições de Elisa Nascimento (2008; 2009) e Silvio de Almeida (2018), foi possível problematizar que em uma sociedade em que a discussão que envolve o racismo e as suas práticas ainda permanece tão necessária, a escola como elemento que a compõe, tem a responsabilidade de não se abster deste processo, seja compreendendo seu papel social, ou atendendo às proposições da Lei 10639/03. Neste sentido, foi elaborada, a partir da metodologia da aprendizagem baseada em projetos, uma sequência didática em 10 etapas, a ser aplicada com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cuja intenção foi por meio da simbologia Adinkra própria dos povos Akan, conhecer mais profundamente a cultura africana, relacionar suas especificidades à formação social brasileira e valorizar a cultura negra em ambiente escolar. Ampliando esta perspectiva, percebe-se que é possível contribuir para a formação de sujeitos coerentes com uma sociedade diversa e mais humanizada.

Biografia do Autor

Renata Francisco Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Proped/ UERJ, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Colégio Pedro II, Especialista em Educação em Direitos Humanos e Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Lajara Janaína Lopes Correa, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora em educação com ênfase na área de Educação das Relações Étnico-Raciais. Atua como docente substituta de sociologia no Instituto Federal de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Dias, R. F., & Correa, L. J. L. (2023). ADINKRAS: UM PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NA ESCOLA. E-Mosaicos, 12(30), e-77886. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.77886

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA