A EDUCAÇÃO TRANSFORMA: REFLEXÕES ACERCA DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES EDUCACIONAIS E UMA ANÁLISE SOBRE O AFETO, A EMPATIA, O DIALOGISMO E A HORIZONTALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Claudia Silva Lima Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • Fabiana Resende Brighenti Miranda
  • Eliane Moreto Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.77147

Palavras-chave:

Educação afetiva, educação dialógica, Horizontalidade

Resumo

O limiar da década de 2020, trouxe consigo um outro desafio a ser transposto: a pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 e suas constantes mutações. O cenário pandêmico afetou significativamente todas as esferas da sociedade e não foi diferente com a educação. As novas configurações educacionais pós-Covid 19, também apontam para a necessidade de uma reformulação nos processos pedagógicos, seja referente à didática ou às interações e articulações educativas. O presente trabalho parte de uma análise acerca das novas interfaces da Educação e dos paradigmas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, para tecer reflexões sobre o papel do afeto, da empatia, do dialogismo e da horizontalidade diante das novas configurações educacionais, trazendo experiências vivenciadas no Centro Universitário Presidente Tancredo Neves- Uniptan, em São João del-Rei.


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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Lima, A. C. S., Resende Brighenti Miranda, F., & Moreto Silva Oliveira, E. (2024). A EDUCAÇÃO TRANSFORMA: REFLEXÕES ACERCA DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES EDUCACIONAIS E UMA ANÁLISE SOBRE O AFETO, A EMPATIA, O DIALOGISMO E A HORIZONTALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. E-Mosaicos, 13(31). https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.77147

Edição

Seção

ARTIGOS