HABILIDADES E ESTRATÉGIAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RELACIONADAS AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74365

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Física Escolar, Atividade Física, formação continuada.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno no desenvolvimento que afeta o comportamento, comunicação ou interação social. Por não ter cura, é importante que se inicie o tratamento rapidamente e se realizado corretamente, ajuda na melhora da qualidade de vida e na comunicação. Dessa forma, se percebe uma grande dificuldade de professores quando se refere no acompanhamento de crianças com autismo. O objetivo do artigo é realizar uma revisão integrativa sobre a temática, a fim de relacionar habilidades e estratégias evidenciadas na literatura que são eficientes para o desenvolvimento de crianças com TEA no âmbito da Educação Física Escolar. Desse modo, realizou-se uma revisão integrativa de trabalhos científicos, em inglês e português, nas bases eletrônicas Pubmed, Bireme e Periódico CAPES, publicados entre 2012 e 2022, utilizando os descritores Transtorno do Espectro Autista e Educação Física Escolar. Foram incluídos 7 artigos. Nos resultados foram encontradas algumas estratégias para os professores como o uso de alguns meios tecnológicos e a continuação na busca de conhecimento para uma maior segurança em trabalhar com esse público. Portanto se conclui que para as crianças com TEA terem melhor desenvolvimento, devem receber intervenções de forma precoce. Como também, receberem estímulos adequados para a sua individualidade como atividades que propiciem a competência motora e habilidades motoras fundamentais, que devem ser de níveis moderados a vigorosos, com a importância de possibilitarem a interação social.

Biografia do Autor

Maria Clara Clara Alves dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (2023). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física (GEPEEFE). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID.

Mara Jordana Magalhães Costa Jordana Magalhães Costa, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2009). Especialização em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010). Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família - Centro Universitário Internacional - UNINTER (2012). Especialização em Psicomotricidade (2022). Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (2022). Mestre em Ciências e Saúde UFPI (2014), com estudos na linha de pesquisa em Nutrição e Saúde, com pesquisa epidemiológica de base escolar. Doutora em Saúde Pública - Faculdade de Saúde Pública da USP, na linha de pesquisa de Saúde Pública e Envelhecimento. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí DEF/CCS/UFPI. Coordenadora do GEENCIN - Grupo de Estudos Escola, Corpo e Inclusão. Coordenadora do Projeto de Extensão para pessoas com autismo (Premaut).Tem experiência na área de Educação Física Escolar e inclusão, Saúde Pública e Envelhecimento, Saúde mental e exercício físico, Saúde da criança e os transtornos do neurodesenvolvimento, Motricidade Humana e Desenvolvimento humano. Autismo e atividades psicomotoras.

Karen Christie Gomes Sales Christie Gomes Sales, Universidade Federal do Piaui - UFPI

Licenciada em Educação Física- Universidade Federal do Piaui - UFPI (2016). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Ensino Superior do Piaui - FAESPI (2017). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2019). É membro do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudo em Fisiologia do Exercício Aplicado ao Desempenho e Saúde (NEFADS) , vinculado a Universidade Federal do Piauí. Professora Substituta na rede Estadual.

Downloads

Publicado

2023-12-26 — Atualizado em 2024-01-08

Versões

Como Citar

Alves dos Santos, M. C. C., Magalhães Costa, M. J. M. C. J., & Gomes Sales, K. C. G. S. C. (2024). HABILIDADES E ESTRATÉGIAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RELACIONADAS AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REVISÃO INTEGRATIVA. E-Mosaicos, 12(30), e-74365. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74365 (Original work published 26º de dezembro de 2023)

Edição

Seção

ARTIGOS