POESIA E LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATO DE CURSO DE EXTENSÃO ONLINE PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74236Palavras-chave:
letramento literário, poesia, ensino, leitura, formação docenteResumo
O artigo se propõe a relatar uma experiência pedagógica realizada por meio de curso de extensão online para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Teve como problema: de que forma a abordagem estética do gênero poético pode contribuir para o letramento literário de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Trata-se de uma pesquisa-ação com o objetivo geral de favorecer a formação de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e propor práticas de letramento literário em sala de aula. Apoiou-se nas referências de Cosson (2019) sobre letramento literário; em Pinheiro (2020) sobre o estudo de poemas na sala de aula; e na aprendizagem do poético e do sensível, pela perspectiva de Morin (2017) e Petit (2009). A proposta do curso foi oferecer a possibilidade do professor refletir sobre sua prática e trocar experiências acerca do ensino de literatura, com foco na poesia, em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes puderam conhecer abordagens contemporâneas sobre o ensino de literatura, e sobre propostas para trabalhar a poesia na sala de aula, discutiram o conceito de letramento literário e refletiram sobre práticas que podem favorecer a formação do leitor. Os dados coletados nas atividades síncronas e assíncronas foram analisados de acordo com a metodologia da Análise do Discurso (AD). Pode-se dizer que o curso ofereceu subsídios aos professores e incentivo a práticas de letramento literário que valorizam elementos estéticos como critério de escolha de livros e autores, explorando outros sentidos do texto poético com leitores iniciantes.
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