POESIA E LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATO DE CURSO DE EXTENSÃO ONLINE PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Ana Claudia de Macena Freitas D'Estillac Leal Colégio Pedro II
  • Flavia Vieira da Silva do Amparo Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74236

Palavras-chave:

letramento literário, poesia, ensino, leitura, formação docente

Resumo

O artigo se propõe a relatar uma experiência pedagógica realizada por meio de curso de extensão online para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Teve como problema: de que forma a abordagem estética do gênero poético pode contribuir para o letramento literário de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Trata-se de uma pesquisa-ação com o objetivo geral de favorecer a formação de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e propor práticas de letramento literário em sala de aula. Apoiou-se nas referências de Cosson (2019) sobre letramento literário; em Pinheiro (2020) sobre o estudo de poemas na sala de aula; e na aprendizagem do poético e do sensível,  pela perspectiva de Morin (2017) e Petit (2009). A proposta do curso foi oferecer a possibilidade do professor refletir sobre sua prática e trocar experiências  acerca do ensino de literatura, com foco na poesia, em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes puderam conhecer abordagens contemporâneas  sobre o ensino de literatura, e sobre propostas para trabalhar a poesia na sala de aula,  discutiram o conceito de letramento literário e refletiram sobre práticas que podem favorecer a formação do leitor. Os dados coletados nas atividades síncronas e assíncronas foram analisados de acordo com a metodologia da Análise do Discurso (AD). Pode-se dizer que o curso ofereceu subsídios aos professores e incentivo a práticas de letramento literário que valorizam  elementos estéticos  como critério de escolha de livros e autores, explorando outros sentidos do texto poético com leitores iniciantes.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Leal, A. C. de M. F. D., & Amparo, F. V. da S. do. (2023). POESIA E LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATO DE CURSO DE EXTENSÃO ONLINE PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. E-Mosaicos, 12(30), e-74236. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.74236

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA