O QUE HÁ DE CIÊNCIA NA FESTA JUNINA? DO MILHO AO PINHÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.73437

Keywords:

anos iniciais, investigação científica, pinhão

Abstract

O artigo aborda o desenvolvimento e avaliação de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre o tema festas juninas, em especial sobre o pinhão. Desenvolvida com 20 alunos de anos iniciais de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as relações entre festa junina e ensino de ciências, através da origem e importância do pinhão, tratando aspectos da cultura alimentar, nutricionais, ecológicos e educacionais, sendo um recurso ambiental disponível, e que o ato de comer essa semente deve promover reflexões sobre seu consumo, plantio e preservação da espécie. O artigo apresenta um recorte da SEI desenvolvida, com resultados provenientes de dois dos cinco módulos componentes: módulo 1: “Contextualização do tema central: festa junina – do milho ao pinhão”; e, módulo 2: “Pinhão: qual a importância nutricional dele? Como ele é disseminado na natureza? Qual a importância ecológica?.  A abordagem foi o ensino por investigação em Ciências, que propiciou aos alunos não apenas o contato com os conteúdos programáticos necessários à sua etapa educativa, mas a possibilidade da multidisciplinaridade com as diferentes áreas do conhecimento trabalhadas na escola, tendo como eixo articulador a ciência. Destaca-se nas atividades a curiosidade, ludicidade, investigação, observação e o desenvolvimento da argumentação acerca dos conhecimentos adquiridos sobre a necessidade da preservação do bioma mata atlântica e da mata das araucárias, não apenas para o consumo de pinhões nas festas juninas, mas para a sobrevivência e manutenção ecológica da diversidade de espécies que vivem nesse local, consumindo também esse alimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cíntia Daniele Silva dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Pedagoga (ULBRA); Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (UNINTER); Professora nos Anos Iniciais na escola pública e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM).

Andréa Inês Goldschmidt, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Professora Adjunta no Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões (RS) e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM).

Published

2023-09-04

How to Cite

SILVA DOS SANTOS, Cíntia Daniele; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. O QUE HÁ DE CIÊNCIA NA FESTA JUNINA? DO MILHO AO PINHÃO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 30, p. e-73437, 2023. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2023.73437. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/73437. Acesso em: 2 may. 2025.