O ESPAÇO, O COTIDIANO E A ESCOLA: UM REPENSAR PELA DEMOCRACIA

Autores

  • Tiago Santos De Vasconcelos CAp-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.73356

Palavras-chave:

espaço, escola, cotidiano, tempo, geografia escolar

Resumo

Pensar o espaço, desde uma perspectiva escolar, demanda um exercício crítico e teórico complexo envolvendo a dimensão cotidiana da vida. Neste contexto, o objetivo deste breve estudo é apontar caminhos para que o espaço, enquanto categoria do pensamento e realidade prática, seja entendido nos estudos escolares geográficos como portador da ideia de referência para o ser humano, condição de existência do próprio ser. Este objetivo nos impele a consideração da intrínseca relação espaço-tempo, categorias que necessariamente precisam ser encaradas integradamente e que perfazem a constituição da dimensão cotidiana. Por conseguinte, abre-se caminho para a possibilidade do vir-a-ser, ou seja, a oportunidade de os sujeitos realmente serem no espaço. Este estudo lançou luz sobre a ideia de que o trabalho pedagógico em torno do conceito de espaço, atrelado quase que exclusivamente à sua dimensão absoluta, assegura à disciplina escolar Geografia, em alguma medida, uma posição de polo obscurantista das relações sociais, conduzindo ações não-discutidas em prol de uma organização social alienada. Portanto, a devida compreensão do espaço pode incentivar o desenvolvimento de um sujeito político subversivo. A Geografia escolar, por seu turno, desde uma perspectiva críticas e tornam parte de nosso problema, estruturando uma racionalidade de tom mais conformista, nos impondo o dever de pensar diariamente em alternativas às alternativas.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

De Vasconcelos, T. S. (2023). O ESPAÇO, O COTIDIANO E A ESCOLA: UM REPENSAR PELA DEMOCRACIA. E-Mosaicos, 12(29), e-73356. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.73356

Edição

Seção

ARTIGOS