MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.72736Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Biologia, Materiais Didáticos, Deficiência Visual, Inclusão, PossibilidadesResumo
Este artigo é um recorte de uma tese de Mestrado Profissional. O campo de estudo foi estruturado através de um curso de extensão, no formato EaD, ministrado através de 05 encontros síncronos e 05 encontros assíncronos, através da Plataforma Moodle para um grupo de 14 cursistas, tendo uma carga horária de 25 horas no seu total. Os dados construídos, ao longo do curso, foram analisados sob a luz da análise de conteúdo de Bardin (2016) e a metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Para a construção dos dados recorreu-se a um questionário inicial, aos fichamentos realizados pelos participantes, às transcrições dos diálogos audiogravados e ao caderno de campo construído pela pesquisadora, ao longo do curso que teve como objetivo analisar as possibilidades da inclusão de alunos com deficiência visual através da utilização de materiais didáticos adaptados para o ensino de Ciências e Biologia. Os resultados evidenciaram que a construção dos materiais didáticos e a utilização destes, ao longo do curso de extensão, criam possibilidades tanto para a inclusão dos alunos com deficiência visual quanto para o atendimento às diversidades dos alunos em geral, bem como contribuem para a formação docente sobre o tema em questão.
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