AÇÕES EXTENSIONISTAS NO TÚNEL DO TEMPO: MENINAS E MULHERES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA.

Autores

  • Milene Vieira Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa
  • Bianca da Silva Tabile Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa
  • Gabriela Brandão Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa
  • Rubia Emmel Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.72486

Palavras-chave:

Aprendizagem, Estudantes, Ensino Fundamental, Práticas Pedagógicas, Gênero.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir do projeto de extensão “Túnel do tempo: Meninas e Mulheres na História da Ciência”, com objetivo de compreender as relações entre as desigualdades de Gênero e as trajetórias de mulheres na História da Ciência, possibilitando conhecer cientistas e mostrar que carreiras científicas também são uma possibilidade na vida de mulheres. Através de estudos bibliográficos da área, foi possível aprofundar o conhecimento da presença de meninas e mulheres na Ciência. As ações de extensão foram realizadas em Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública no Estado do Rio Grande do Sul, no qual participaram quatro escolas e um total de 271 estudantes. O túnel do tempo foi confeccionado em três sessões: Mulheres na História da Ciência, Mulheres negras na História da Ciência e Meninas e Mulheres brasileiras na História da Ciência, em que cada uma dessas sessões apresentava sobre as contribuições de cada cientista para a ciência. Deste modo, foi possível problematizar com os estudantes a desigualdade de gênero e seus impactos na Ciência; também refletir e identificar opressões sofridas por pesquisadoras com relação a desigualdades sociais, gênero e étnico-racial. Foram realizadas escritas narrativas, analisadas sobre as ações de extensão com o túnel do tempo, utilizou-se a análise da sistematização de experiências, com a descrição de episódios que desencadearam a análise de um cenário a partir da oficina do túnel: - Concepção dos papéis de gênero no meio científico. Neste cenário foi possível analisar lacunas acerca da representatividade das mulheres na história da ciência.

Biografia do Autor

Milene Vieira, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa

Licencianda em Ciências Biológicas

Bianca da Silva Tabile, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa

Licencianda em Matemática

Gabriela Brandão, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa

Licencianda em Ciências Biológicas

Rubia Emmel, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Vieira, M., da Silva Tabile, B., Brandão, G., & Emmel, R. (2023). AÇÕES EXTENSIONISTAS NO TÚNEL DO TEMPO: MENINAS E MULHERES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. E-Mosaicos, 12(29), e-72486. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.72486

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA