AÇÕES EXTENSIONISTAS NO TÚNEL DO TEMPO: MENINAS E MULHERES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.72486Palavras-chave:
Aprendizagem, Estudantes, Ensino Fundamental, Práticas Pedagógicas, Gênero.Resumo
Este estudo foi desenvolvido a partir do projeto de extensão “Túnel do tempo: Meninas e Mulheres na História da Ciência”, com objetivo de compreender as relações entre as desigualdades de Gênero e as trajetórias de mulheres na História da Ciência, possibilitando conhecer cientistas e mostrar que carreiras científicas também são uma possibilidade na vida de mulheres. Através de estudos bibliográficos da área, foi possível aprofundar o conhecimento da presença de meninas e mulheres na Ciência. As ações de extensão foram realizadas em Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública no Estado do Rio Grande do Sul, no qual participaram quatro escolas e um total de 271 estudantes. O túnel do tempo foi confeccionado em três sessões: Mulheres na História da Ciência, Mulheres negras na História da Ciência e Meninas e Mulheres brasileiras na História da Ciência, em que cada uma dessas sessões apresentava sobre as contribuições de cada cientista para a ciência. Deste modo, foi possível problematizar com os estudantes a desigualdade de gênero e seus impactos na Ciência; também refletir e identificar opressões sofridas por pesquisadoras com relação a desigualdades sociais, gênero e étnico-racial. Foram realizadas escritas narrativas, analisadas sobre as ações de extensão com o túnel do tempo, utilizou-se a análise da sistematização de experiências, com a descrição de episódios que desencadearam a análise de um cenário a partir da oficina do túnel: - Concepção dos papéis de gênero no meio científico. Neste cenário foi possível analisar lacunas acerca da representatividade das mulheres na história da ciência.
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