AÇÕES EXTENSIONISTAS NO TÚNEL DO TEMPO: MENINAS E MULHERES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.72486Palavras-chave:
Aprendizagem, Estudantes, Ensino Fundamental, Práticas Pedagógicas, Gênero.Resumo
Este estudo foi desenvolvido a partir do projeto de extensão “Túnel do tempo: Meninas e Mulheres na História da Ciência”, com objetivo de compreender as relações entre as desigualdades de Gênero e as trajetórias de mulheres na História da Ciência, possibilitando conhecer cientistas e mostrar que carreiras científicas também são uma possibilidade na vida de mulheres. Através de estudos bibliográficos da área, foi possível aprofundar o conhecimento da presença de meninas e mulheres na Ciência. As ações de extensão foram realizadas em Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública no Estado do Rio Grande do Sul, no qual participaram quatro escolas e um total de 271 estudantes. O túnel do tempo foi confeccionado em três sessões: Mulheres na História da Ciência, Mulheres negras na História da Ciência e Meninas e Mulheres brasileiras na História da Ciência, em que cada uma dessas sessões apresentava sobre as contribuições de cada cientista para a ciência. Deste modo, foi possível problematizar com os estudantes a desigualdade de gênero e seus impactos na Ciência; também refletir e identificar opressões sofridas por pesquisadoras com relação a desigualdades sociais, gênero e étnico-racial. Foram realizadas escritas narrativas, analisadas sobre as ações de extensão com o túnel do tempo, utilizou-se a análise da sistematização de experiências, com a descrição de episódios que desencadearam a análise de um cenário a partir da oficina do túnel: - Concepção dos papéis de gênero no meio científico. Neste cenário foi possível analisar lacunas acerca da representatividade das mulheres na história da ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.