O ESTADO DA QUESTÃO SOBRE FEIRAS DAS CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.72389

Palavras-chave:

educação, interdisciplinaridade, formação de professores.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar o que a comunidade científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) discute sobre as Feiras e Mostras Científicas na perspectiva interdisciplinar, no período de 2000 a 2020, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Questão. Entendemos que Feiras e Mostras das Ciências são excelentes espaços para envolver os estudantes na (re)construção do seu conhecimento, além de propiciar o protagonismo, a autonomia, a aproximação entre professores e alunos, a interação entre as diferentes áreas do conhecimento, além de instigar a curiosidade e a criatividade dos estudantes. A partir da investigação e da análise realizada, foram encontrados 35 artigos que integraram três categorias emergentes: Feiras das Ciências como espaços de Interação e Formação de Professores; Divulgação Científica nas Feiras das Ciências contextualizadas; Avaliação colaborativa nas Feira das Ciências. Percebemos que a interdisciplinaridade como um movimento articulador das Feiras das Ciências e elo de união entre as categorias emergentes. Além disso, entendemos que as Feiras das Ciências por serem um espaço difundido nos ambientes escolares e por possuírem uma metodologia flexível, aproximam diferentes sujeitos e áreas do conhecimento, oportunizando a formação de professores, pautada na alfabetização e divulgação científica, num processo de avaliação colaborativa.

Biografia do Autor

Tauana Pacheco Pacheco Mesquita, Universidade Federal de Rio Grande- FURG

Licenciada em Ciências Biológicas e Matemática. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências- FURG. Professora no Estado do Rio Grande do Sul. Integrante do grupo de Pesquisa Rede de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade na Educação(INTERAÇÃO). 

Rafaele Rodrigues Rodrigues de Araujo, Universidade Federal de Rio Grande- FURG

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Física pela FURG. Coordenadora do projeto de extensão "Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo". Atualmente é Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Pedagógicos dos Cursos na DIADG/PROGRAD. Líder do grupo de pesquisa INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO. Tem como linha de pesquisa o ensino de Física, interdisciplinaridade, formação de professores, espaços não-formais como as Feiras das Ciências e divulgação científica.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Pacheco Mesquita, T. P., & Rodrigues de Araujo, R. R. (2023). O ESTADO DA QUESTÃO SOBRE FEIRAS DAS CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. E-Mosaicos, 12(29), e-72389. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.72389

Edição

Seção

ARTIGOS