O ESTADO DA QUESTÃO SOBRE FEIRAS DAS CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.72389Palabras clave:
educação, interdisciplinaridade, formação de professores.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo investigar o que a comunidade científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) discute sobre as Feiras e Mostras Científicas na perspectiva interdisciplinar, no período de 2000 a 2020, por meio da metodologia da pesquisa do Estado da Questão. Entendemos que Feiras e Mostras das Ciências são excelentes espaços para envolver os estudantes na (re)construção do seu conhecimento, além de propiciar o protagonismo, a autonomia, a aproximação entre professores e alunos, a interação entre as diferentes áreas do conhecimento, além de instigar a curiosidade e a criatividade dos estudantes. A partir da investigação e da análise realizada, foram encontrados 35 artigos que integraram três categorias emergentes: Feiras das Ciências como espaços de Interação e Formação de Professores; Divulgação Científica nas Feiras das Ciências contextualizadas; Avaliação colaborativa nas Feira das Ciências. Percebemos que a interdisciplinaridade como um movimento articulador das Feiras das Ciências e elo de união entre as categorias emergentes. Além disso, entendemos que as Feiras das Ciências por serem um espaço difundido nos ambientes escolares e por possuírem uma metodologia flexível, aproximam diferentes sujeitos e áreas do conhecimento, oportunizando a formação de professores, pautada na alfabetização e divulgação científica, num processo de avaliação colaborativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.