CONEXÕES ENTRE COGNIÇÃO CORPORIFICADA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.71333

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Cognição corporificada, Tecnologias digitais, Educação matemática.

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura, em âmbito nacional e internacional, que analisou como a Cognição Corporificada tem figurado nas pesquisas em Educação Matemática, com destaque aos Recursos Tecnológicos e aos Conhecimentos Matemáticos presentes nesse campo de estudo. Procedeu-se um estudo qualitativo, seguindo fases e etapas de extração e análise de pesquisas nas seguintes Bases de Dados: Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (T&D); Scientific Electronic Library Online (SCIELO); International Publisher Science, Technology, Medicine (SPRINGER); Portal Periódicos CAPES; Directory of Open Access Journals (DOAJ); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Educational Resources Information Center (ERIC). A seleção e as análises foram realizadas por meio da planilha BUSCAd v. 2.6.0, uma ferramenta desenvolvida no Microsoft Excel® com funcionalidade de importação e tratamento de dados de revisão de literatura. As análises revelaram diferentes enfoques da Cognição Corporificada: Simulação Corporificada, Metáforas, Gestos, Enunciados Multimodais, Movimentos Livres das Mãos, entre outros, sendo as pesquisas em Movimentos das Mãos as que mais se sobressaíram na área. Os Recursos Tecnológicos utilizados nas investigações foram distintos: Computadores, Tablet, Sensores de Movimento, Celulares/Smartphones, entre outros, figurando em maior quantidade a utilização de Computadores. Por sua vez, diferentes Conhecimentos Matemáticos dos campos da Trigonometria, da Geometria, da Aritmética, entre outros foram alvo de investigação, sendo as discussões sobre Números e Operações ainda prematuras na área. Essas evidências possibilitam vislumbrar novos rumos para as pesquisas em Cognição Corporificada, apresentando avanços científicos a respeito da relevância da participação do corpo no ensino e na aprendizagem.

Biografia do Autor

Renan Oliveira Altoé, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2017). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2015). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAMPROMINAS/MG (2015). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Tecnologia São Francisco - FATESF/ES (2012). Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo - CUSC/ES (2009). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, atuando na área de Matemática e Educação Matemática. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática na Educação Básica, Resolução de Problemas em Matemática e Cognição Corporificada. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (EMaTeD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES e Bolsista, em nível de Doutorado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espirito Santo (FAPES).

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Doutor em Educação e Mestre em Informática, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes e com pesquisas no campo da Educação Matemática. Compôs a equipe responsável pela estruturação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado em Rede Nacional por 40 Instituições Federais presentes em todos os Estados da Federação e Distrito Federal, do qual foi coordenador no período de 2016 a 2019. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Espírito Santo - Sbem/ES no período de 2012 a 2018. Professor Titular no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, atuando como docente no Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e na Licenciatura em Matemática. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (EMaTeD) e tem focado suas pesquisas e trabalhos atuais na confluência da Educação Matemática com Tecnologias Digitais, principalmente Dispositivos Móveis com Toques em Tela

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Oliveira Altoé, R., & de Oliveira Freitas, R. C. (2023). CONEXÕES ENTRE COGNIÇÃO CORPORIFICADA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. E-Mosaicos, 12(30), e-71333. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.71333

Edição

Seção

ARTIGOS