O TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GOIÁS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.65113Palavras-chave:
Intérprete de Libras. Educação Básica. Inclusão.Resumo
Dentro da perspectiva de uma revisão bibliográfica buscou-se nesse artigo analisar as produções relacionadas ao Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa no Estado de Goiás. Trata-se de um mapeamento e análise do que foi produzido com base no método Prisma (GALVÃO; PANSANI; HARRAD, 2015) nos últimos dez anos (2010-2019), a partir de teses e dissertações disponíveis no banco de dados da CAPES. A amostra final foi composta por seis dissertações, cuja seleção se deu após a leitura dos títulos, resumos e textos completos. Foram categorizadas quanto às principais temáticas abordadas, relacionadas à formação dos tradutores intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, sua atuação e relação com os professores regentes de salas de aulas regulares. Na maioria dos estudos identificou-se que a formação dos intérpretes é deficitária e sua atuação não atende a legislação nacional e estadual vigentes, bem como às diretrizes relacionadas ao perfil, requisitos e atribuições destes profissionais, além de dificuldades na relação deles com os professores. Isso implica, de acordo com os estudos, a um atendimento inadequado aos alunos surdos e sua inclusão no processo de ensino-aprendizagem na educação básica de Goiás.
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