ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEÚDO DE MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.64491Palavras-chave:
Microbiologia, Ensino-aprendizagem, ExperimentaçãoResumo
O Ensino de Ciências por Investigação tem como objetivo a promoção do pensamento crítico, por meio da sala de aula como um ambiente investigativo para trabalhar o conhecimento científico. Por isso, o presente estudo teve como objetivo apresentar aos estudantes a importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem para compreensão da ubiquidade de microrganismos. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, os quais responderam ao questionário pré-teste, realizaram os testes experimentais, fizeram as observações do crescimento de microrganismos por cinco dias e responderam ao questionário pós-teste. Os alunos apresentavam conhecimento prévio sobre o conteúdo, porém desconheciam o termo “meio de cultura”, revelando que as experiências não são uma realidade no cotidiano escolar. Logo, conclui-se que a atividade experimental é uma estratégia indispensável para o aprendizado da Microbiologia no Ensino de Biologia.
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