ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEÚDO DE MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.64491

Palavras-chave:

Microbiologia, Ensino-aprendizagem, Experimentação

Resumo

O Ensino de Ciências por Investigação tem como objetivo a promoção do pensamento crítico, por meio da sala de aula como um ambiente investigativo para trabalhar o conhecimento científico. Por isso, o presente estudo teve como objetivo apresentar aos estudantes a importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem para compreensão da ubiquidade de microrganismos. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, os quais responderam ao questionário pré-teste, realizaram os testes experimentais, fizeram as observações do crescimento de microrganismos por cinco dias e responderam ao questionário pós-teste. Os alunos apresentavam conhecimento prévio sobre o conteúdo, porém desconheciam o termo “meio de cultura”, revelando que as experiências não são uma realidade no cotidiano escolar. Logo, conclui-se que a atividade experimental é uma estratégia indispensável para o aprendizado da Microbiologia no Ensino de Biologia.

Biografia do Autor

Danilo Ramos Cavalcanti, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

Doutor em Ciências Biológicas (UFPE)

Maria Lucikelly Beatriz de Andrade, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Cavalcanti, D. R., & Andrade, M. L. B. de. (2023). ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEÚDO DE MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 12(29), e-64491. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.64491

Edição

Seção

ARTIGOS