ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.61612Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Ensino, Promoção da saúde, Instituições de Ensino, Educação especial.Resumo
O objetivo foi identificar as práticas de ensino voltadas à criança e ao adolescente autista, com foco nas principais estratégias de ensino utilizadas na promoção da saúde. Este estudo consiste em uma Revisão Integrativa de Literatura acerca desta temática. Investigaram-se publicações das bases de dados BIREME, Scielo e PubMed, entre 2014 e 2018. Foram encontrados 876 artigos e, após leitura por pares e seleção de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, seis estudos foram submetidos à análise crítica, elencando-se quatro eixos para discussão: I. Intervenção, II. Equipe Multiprofissional, III. Família e cuidadores e IV. Escola e Material didático. Todos os estudos apuram, paralelamente às intervenções, a percepção dos pais sobre a evolução dos filhos, destacando o caráter indissociável das esferas “família”, “escola” e “equipe multiprofissional” para o desenvolvimento adequado do indivíduo autista, de modo que os representantes de cada esfera apoiem-se mutuamente.
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